Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37678
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
Título(s) alternativo(s): Disintermediated electoral communication but how truly interactive? Jair Bolsonaro and Twitter in 2018 Brazilian presidential election
Comunicación electoral desintermediada, pero ¿cuán realmente interactiva? Jair Bolsonaro y Twitter en las elecciones presidenciales brasileñas de 2018
Autor(es): Camilo de Oliveira Aggio
Resumo: O tema da “interação” ou “comunicação direta” em ambientes digitais é um tópico de debate amplo nas investigações dedicadas às campanhas online, desde sua origem. O Twitter é um dos sites que têm sido adotados por parte importante de novas lideranças mundiais forjadas na comunicação digital, a exemplo de Donald Trump, nos EUA, Viktor Órban, na Hungria, Recep Erdogan, na Turquia e Jair Bolsonaro, no Brasil. Este artigo é centrado no caso do atual presidente brasileiro e tem o intuito de verificar, em diálogo com a literatura normativa acerca da hipotética “horizontalidade” das campanhas on-line, se e como, para além da simples adoção do Twitter como canal de comunicação, a campanha de Jair Bolsonaro utilizou de recursos interativos para se comunicar diretamente com outros perfis do site.
Abstract: Theoretical discussion and also empirical analysis about interactive features or “direct communication” in online enviroments are of extreme importance in online political campaigning literature. Twittter has been one or the main social media used by these political leaders, such as Donald Trump, Viktor Orban, Recep Erdogan and Jair Bolsonaro. This paper focus on the Brazilian case and aims at verify if and how the actual president of Brazil used Twitter to genuinely interact directly to Brazilian citizens during the electral period.
Assunto: Campanha eleitoral
Twitter
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Eleições 2018 Brasil
Mídias sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1994
URI: http://hdl.handle.net/1843/37678
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1994
metadata.dc.relation.ispartof: E-Compós
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camiloComunicacaoEleitoral.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.