Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamilo de Oliveira Aggiopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-23T15:04:21Z-
dc.date.available2021-08-23T15:04:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30962/ec.1994pt_BR
dc.identifier.issn1808-2599pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37678-
dc.description.abstractTheoretical discussion and also empirical analysis about interactive features or “direct communication” in online enviroments are of extreme importance in online political campaigning literature. Twittter has been one or the main social media used by these political leaders, such as Donald Trump, Viktor Orban, Recep Erdogan and Jair Bolsonaro. This paper focus on the Brazilian case and aims at verify if and how the actual president of Brazil used Twitter to genuinely interact directly to Brazilian citizens during the electral period.pt_BR
dc.description.resumoO tema da “interação” ou “comunicação direta” em ambientes digitais é um tópico de debate amplo nas investigações dedicadas às campanhas online, desde sua origem. O Twitter é um dos sites que têm sido adotados por parte importante de novas lideranças mundiais forjadas na comunicação digital, a exemplo de Donald Trump, nos EUA, Viktor Órban, na Hungria, Recep Erdogan, na Turquia e Jair Bolsonaro, no Brasil. Este artigo é centrado no caso do atual presidente brasileiro e tem o intuito de verificar, em diálogo com a literatura normativa acerca da hipotética “horizontalidade” das campanhas on-line, se e como, para além da simples adoção do Twitter como canal de comunicação, a campanha de Jair Bolsonaro utilizou de recursos interativos para se comunicar diretamente com outros perfis do site.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofE-Compóspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanhas onlinept_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectJair Bolsonaropt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subject.otherCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.otherTwitterpt_BR
dc.subject.otherBolsonaro, Jair Messias, 1955-pt_BR
dc.subject.otherEleições 2018 Brasilpt_BR
dc.subject.otherMídias sociaispt_BR
dc.titleComunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018pt_BR
dc.title.alternativeDisintermediated electoral communication but how truly interactive? Jair Bolsonaro and Twitter in 2018 Brazilian presidential electionpt_BR
dc.title.alternativeComunicación electoral desintermediada, pero ¿cuán realmente interactiva? Jair Bolsonaro y Twitter en las elecciones presidenciales brasileñas de 2018pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1994pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1383-9019pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camiloComunicacaoEleitoral.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.