Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37701
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desafios da formação docente na licenciatura em matemática |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of mathematics teachers’ Education in undergraduate courses |
Autor(es): | Maria Laura Magalhães Gomes |
Resumo: | Buscando focalizar alguns desafios da formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, este artigo se organiza em quatro partes. A primeira é uma abordagem panorâmica da questão referente às políticas de formação de professores para a Educação Básica. A segunda parte trata de problemas da formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática, relacionados ao modelo de formação originalmente estabelecido para eles no Brasil. Na terceira parte, discute-se a formação matemática adequada ao futuro professor da Educação Básica. Por fim, tecem-se considerações acerca dos limites e possibilidades de uma mudança nas licenciaturas em direção ao aperfeiçoamento dessa formação |
Abstract: | This article is intended to focus some challenges of Mathematics teachers’ education in Brazil. It is organized into four parts. The first is a panoramic approach to the issue relatedto teachers’ education policies. The second part deals with problems of specific education in degree courses in mathematics, related to the training model originally established for them in Brazil. The third part discusses the proper mathematical education for future teachers of basic education. Finally, cons |
Assunto: | Professores de matemática - Formação - Brasil Professores de matemática -Licenciatura - Brasil Professores - Educação básica - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37701 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2886 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Perspectivas da Educação Matemática : Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAT _Gomes Maria Laura -Desafios da Formação Docente na Licenciatura em Matemática_2016.pdf | 735 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.