Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37778
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Gosto de inovar, topo desafio": cotidiano, identidade e inovações nas formas visuais do telejornal Bom Dia São Paulo
Título(s) alternativo(s): “I like to innovate, I accept the challenge": everyday life, identity and innovations in the visual forms of television news Bom Dia São Paulo
Autor(es): Fernanda Maurício da Silva
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as inovações propostas pelo telejornalismo local a partir da análise dos elementos audiovisuais do Bom Dia São Paulo. Tomamos como recorte dois aspectos que configuram a identidade do programa: o uso do ao vivo como recurso preferencial para a divulgação das informações, e os elementos visuais dispostos na cena de apresentação. Nos dois casos, percebe-se que o telejornal mostra-se inovador por buscar uma autêntica experiência da cidade, ao mesmo tempo em que mantém uma continuidade com formas do passado. A partir dos Estudos Culturais, considera-se a inovação numa relação com os contextos culturais que dão condições de existência para o novo e, ao mesmo tempo, permitem ver as transições sociais que o envolvem.
Abstract: This article aims to reflect on the innovations proposed by local television journalism based on the analysis of the audiovisual elements of Bom Dia São Paulo. We take as a cutout two aspects that configure the program's identity: the use of live as a preferred resource for the dissemination of information, and the visual elements arranged in the presentation scene. In both cases, it can be seen that the newscast is innovative because it seeks an authentic experience of the city, while maintaining a continuity with forms of the past. From Cultural Studies, innovation is considered in relation to the cultural contexts that give conditions of existence to the new and, at the same time, allow to see the social transitions that involve it.
Assunto: Telejornalismo
Comunicação de massa e cultura
Recursos audiovisuais
Inovação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i2.1047
URI: http://hdl.handle.net/1843/37778
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17604
metadata.dc.relation.ispartof: Contracampo - Brazilian Journal of Communication
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandaGostoInovar.pdf4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.