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dc.contributor.advisor1Noel Torres Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017904358148825pt_BR
dc.contributor.referee1Jéssica Alessandra Santos Britopt_BR
dc.creatorMariana Nery Valiaspt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T21:32:52Z-
dc.date.available2021-08-30T21:32:52Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37844-
dc.description.abstractCompanies with a higher level of digital maturity are more integrated with the 4.0 Industry and it’s technologies and by doing so they are able to respond quickier and assertively to their customers' demands. The automotive industry is known by a strong relationship of the level of integration within its supply chain and, therefore, it is important for automakers to know the level of digital maturity of their suppliers. The objective of this work is to structure a model to better evaluate the digital maturity of those suppliers. Initially, a systematic literature review was carried out in order to identify the DMMs of existing research institutes and consultancies. Among the DMMs found, the three most frequently used models in academic articles and research were selected for a comparative analysis wich measured them in seven specific items: number and focus of dimensions, adaptive potential, assessment and data collection, determination maturity level, digital maturity assessment, result visualization and benchmarking. Through this research and comparison, a questionnaire model was structured to assess the digital maturity of suppliers, as well as the degree of use of some key digital technologies for the customer.pt_BR
dc.description.resumoEmpresas com maior maturidade digital, ou seja, que estão mais integradas às práticas e tecnologias da Indústria 4.0, são capazes de atender de forma mais ágil e assertiva à demanda de seus clientes. A indústria automobilística é marcada pela forte relação de integração com sua cadeia de fornecedores e, assim sendo, é importante que as montadoras conheçam o grau de maturidade digital de seus fornecedores. O objetivo deste trabalho é a estruturação de um modelo de avaliação da maturidade digital de empresas que atuam como fornecedoras de uma indústria automotiva. Realizou-se inicialmente uma revisão sistemática da literatura de modo a identificar os MMDs de institutos de pesquisa e de consultorias existentes. Dentre os MMDs encontrados, selecionou-se os três modelos mais frequentemente citados em artigos e pesquisas acadêmicas e realizou-se uma análise comparativa entre eles em relação à sete itens: número e focos das dimensões, potencial adaptativo, avaliação e coleta de dados, determinação do nível de maturidade, avaliação da maturidade digital, visualização do resultado e avaliação comparativa. Através desta pesquisa e comparação estruturou-se um modelo de questionário para avaliação da maturidade digital dos fornecedores, bem como do grau de utilização de algumas tecnologias digitais chave para o cliente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria Automobilísticapt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectCadeia de Suprimentospt_BR
dc.subjectFornecedorespt_BR
dc.subjectMaturidade Digitalpt_BR
dc.subjectModelo de Maturidade Digitalpt_BR
dc.titleEstruturação de um questionário de avaliação da maturidade digital dos fornecedores de uma empresa automotivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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