Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37844
Type: Monografia (especialização)
Title: Estruturação de um questionário de avaliação da maturidade digital dos fornecedores de uma empresa automotiva
Authors: Mariana Nery Valias
First Advisor: Noel Torres Junior
First Referee: Jéssica Alessandra Santos Brito
Abstract: Empresas com maior maturidade digital, ou seja, que estão mais integradas às práticas e tecnologias da Indústria 4.0, são capazes de atender de forma mais ágil e assertiva à demanda de seus clientes. A indústria automobilística é marcada pela forte relação de integração com sua cadeia de fornecedores e, assim sendo, é importante que as montadoras conheçam o grau de maturidade digital de seus fornecedores. O objetivo deste trabalho é a estruturação de um modelo de avaliação da maturidade digital de empresas que atuam como fornecedoras de uma indústria automotiva. Realizou-se inicialmente uma revisão sistemática da literatura de modo a identificar os MMDs de institutos de pesquisa e de consultorias existentes. Dentre os MMDs encontrados, selecionou-se os três modelos mais frequentemente citados em artigos e pesquisas acadêmicas e realizou-se uma análise comparativa entre eles em relação à sete itens: número e focos das dimensões, potencial adaptativo, avaliação e coleta de dados, determinação do nível de maturidade, avaliação da maturidade digital, visualização do resultado e avaliação comparativa. Através desta pesquisa e comparação estruturou-se um modelo de questionário para avaliação da maturidade digital dos fornecedores, bem como do grau de utilização de algumas tecnologias digitais chave para o cliente.
Abstract: Companies with a higher level of digital maturity are more integrated with the 4.0 Industry and it’s technologies and by doing so they are able to respond quickier and assertively to their customers' demands. The automotive industry is known by a strong relationship of the level of integration within its supply chain and, therefore, it is important for automakers to know the level of digital maturity of their suppliers. The objective of this work is to structure a model to better evaluate the digital maturity of those suppliers. Initially, a systematic literature review was carried out in order to identify the DMMs of existing research institutes and consultancies. Among the DMMs found, the three most frequently used models in academic articles and research were selected for a comparative analysis wich measured them in seven specific items: number and focus of dimensions, adaptive potential, assessment and data collection, determination maturity level, digital maturity assessment, result visualization and benchmarking. Through this research and comparison, a questionnaire model was structured to assess the digital maturity of suppliers, as well as the degree of use of some key digital technologies for the customer.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37844
Issue Date: 30-Jun-2021
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