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http://hdl.handle.net/1843/37850
Tipo: | Dissertação |
Título: | A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | Teaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilities La docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidades |
Autor(es): | Trinidad Vaccarezza |
primer Tutor: | Leôncio José Gomes Soares |
primer miembro del tribunal : | Ines Assunção de Castro Teixeira |
Segundo miembro del tribunal: | Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva |
Tercer miembro del tribunal: | Lucia Helena Alvarez Leite |
Cuarto miembro del tribunal: | Ana Paula Ferreira Pedroso |
Resumen: | A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam. |
Asunto: | Professores -- Formação Educadores de adultos -- Formação Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37850 |
Fecha del documento: | 18-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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