Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37850
Tipo: Dissertação
Título: A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Teaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilities
La docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidades
Autor(es): Trinidad Vaccarezza
primer Tutor: Leôncio José Gomes Soares
primer miembro del tribunal : Ines Assunção de Castro Teixeira
Segundo miembro del tribunal: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
Tercer miembro del tribunal: Lucia Helena Alvarez Leite
Cuarto miembro del tribunal: Ana Paula Ferreira Pedroso
Resumen: A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam.
Asunto: Professores -- Formação
Educadores de adultos -- Formação
Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37850
Fecha del documento: 18-dic-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Trinidad Vaccarezza - FINAL.pdfDissertação - Trinidad Vaccarezza - Docência na EJA1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.