Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37850
Type: | Dissertação |
Title: | A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades |
Other Titles: | Teaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilities La docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidades |
Authors: | Trinidad Vaccarezza |
First Advisor: | Leôncio José Gomes Soares |
First Referee: | Ines Assunção de Castro Teixeira |
Second Referee: | Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva |
Third Referee: | Lucia Helena Alvarez Leite |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ana Paula Ferreira Pedroso |
Abstract: | A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam. |
Subject: | Professores -- Formação Educadores de adultos -- Formação Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37850 |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Trinidad Vaccarezza - FINAL.pdf | Dissertação - Trinidad Vaccarezza - Docência na EJA | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.