Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37852
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Quais caminhos percorrer para um ensino/aprendizagem de artes visuais expressivo?
Autor(es): Glenda Kely de Almeida Bastos
Primeiro Orientador: Cláudia Regina dos Anjos
Primeiro membro da banca : Lucia Gouvêa Pimentel
Resumo: O presente trabalho discorre sobre o ensino/aprendizagem em Artes Visuais, apresentando um contexto de ensino/aprendizagem de Arte no Brasil. O objetivo do trabalho é identificar possíveis caminhos em que o ensino/aprendizagem de Arte seja expressivo e significativo aos sujeitos envolvidos. Para isso têm-se como referência os pesquisas e métodos desenvolvidos por importantes nomes da educação, do ensino de Arte e cultura no Brasil. Apontando por último a perspectiva decolonial como uma importante discussão para a superação da colonialidade, que também reverbera no ensino de Artes Visuais. Como encerramento do trabalho é apresentada uma proposta de vivência que tenta alinhar as abordagens expostas.
Abstract: The present work discusses teaching/learning in Visual Arts, showing briefly a context teaching of Arts in Brazil. The objective of the work is to identify possible ways in which the teaching/learning of Arts is expressive and meaningful to the subjects involved. For this, the research and methods developed by important names in education, in the teaching of the Art and the culture in Brazil are referenced. Pointing lasting the decolonial perspective. Finally, showing the decolonial perspective as an important discussion for overcoming coloniality, which also reflects in the teaching of Visual Arts. At the end of the work, an experience proposal is presented that tries to align the approaches exposed.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37852
Data do documento: 1-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quais caminhos percorrer para um ensino aprendizagem de Artes Visuais expressivo.pdf617.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons