Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37852
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cláudia Regina dos Anjos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3029761495972406 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucia Gouvêa Pimentel | pt_BR |
dc.creator | Glenda Kely de Almeida Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T00:57:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31T00:57:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37852 | - |
dc.description.abstract | The present work discusses teaching/learning in Visual Arts, showing briefly a context teaching of Arts in Brazil. The objective of the work is to identify possible ways in which the teaching/learning of Arts is expressive and meaningful to the subjects involved. For this, the research and methods developed by important names in education, in the teaching of the Art and the culture in Brazil are referenced. Pointing lasting the decolonial perspective. Finally, showing the decolonial perspective as an important discussion for overcoming coloniality, which also reflects in the teaching of Visual Arts. At the end of the work, an experience proposal is presented that tries to align the approaches exposed. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre o ensino/aprendizagem em Artes Visuais, apresentando um contexto de ensino/aprendizagem de Arte no Brasil. O objetivo do trabalho é identificar possíveis caminhos em que o ensino/aprendizagem de Arte seja expressivo e significativo aos sujeitos envolvidos. Para isso têm-se como referência os pesquisas e métodos desenvolvidos por importantes nomes da educação, do ensino de Arte e cultura no Brasil. Apontando por último a perspectiva decolonial como uma importante discussão para a superação da colonialidade, que também reverbera no ensino de Artes Visuais. Como encerramento do trabalho é apresentada uma proposta de vivência que tenta alinhar as abordagens expostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Quais caminhos percorrer para um ensino/aprendizagem de artes visuais expressivo? | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Quais caminhos percorrer para um ensino aprendizagem de Artes Visuais expressivo.pdf | 617.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License