Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudia Regina dos Anjospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029761495972406pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.creatorGlenda Kely de Almeida Bastospt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T00:57:31Z-
dc.date.available2021-08-31T00:57:31Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37852-
dc.description.abstractThe present work discusses teaching/learning in Visual Arts, showing briefly a context teaching of Arts in Brazil. The objective of the work is to identify possible ways in which the teaching/learning of Arts is expressive and meaningful to the subjects involved. For this, the research and methods developed by important names in education, in the teaching of the Art and the culture in Brazil are referenced. Pointing lasting the decolonial perspective. Finally, showing the decolonial perspective as an important discussion for overcoming coloniality, which also reflects in the teaching of Visual Arts. At the end of the work, an experience proposal is presented that tries to align the approaches exposed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre o ensino/aprendizagem em Artes Visuais, apresentando um contexto de ensino/aprendizagem de Arte no Brasil. O objetivo do trabalho é identificar possíveis caminhos em que o ensino/aprendizagem de Arte seja expressivo e significativo aos sujeitos envolvidos. Para isso têm-se como referência os pesquisas e métodos desenvolvidos por importantes nomes da educação, do ensino de Arte e cultura no Brasil. Apontando por último a perspectiva decolonial como uma importante discussão para a superação da colonialidade, que também reverbera no ensino de Artes Visuais. Como encerramento do trabalho é apresentada uma proposta de vivência que tenta alinhar as abordagens expostas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDecolonialpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleQuais caminhos percorrer para um ensino/aprendizagem de artes visuais expressivo?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quais caminhos percorrer para um ensino aprendizagem de Artes Visuais expressivo.pdf617.1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons