Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37855
Type: Monografia (especialização)
Title: Exposição Sentidos do Nascer: significados para o aprendizado de seus mediadores.
Authors: Maria Cecília Rodrigues Macedo Cândido
First Advisor: Torcata Amorim
First Referee: Eunice Francisca Martins
Second Referee: Juliana Maria de Almeida do Carmo
Abstract: Objetivo: Compreender os significados e contribuições da exposição “Sentidos do Nascer” para o aprendizado dos mediadores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas utilizando-se questionário semiestruturado, com coleta de dados no período de 10/09/2019 a 15/11/2019. Os participantes foram identificados pelas iniciais dos seus nomes próprios e, após esclarecimento sobre o estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias. A análise de conteúdo de Bardin possibilitou a elaboração de categorias que destacaram temas relevantes para os mediadores. Resultados: Da análise emergiram as categorias: Interesse em participar na Exposição, Conhecimento e aprimoramento sobre o tema, O papel do mediador na exposição, Interação com o público visitante, Proposta de avanços para a exposição. Verificouse que para os mediadores a aproximação com a exposição se dá pelo seu engajamento com o tema parto e nascimento, independente do conhecimento prévio ou inicialmente, pelo incentivo financeiro. O curso preparatório e a participação ativa na exposição propiciam preparo para mediar no circuito e oficinas, mas os estudos adicionais são importantes para aprofundamento do tema. Também se observou a necessidade de adaptação da abordagem da exposição para os novos arranjos sociais familiares e questões de caráter racial, desta forma buscando-se ampliar a representatividade para toda a população. Considerações finais: Para os participantes, o curso introdutório consolida a importância de um aprimoramento embasado nas recomendações de parto adequado presente nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Mas conclui-a melhor desenvoltura e aprendizado sobre o tema parto e nascimento se dão por estudos adicionais, prática no circuito da mostra e discussões nas oficinas. Como fator limitador, há necessidade de estudos que mostrem a abrangência do papel dos mediadores na visão dos participantes, bem como a relevância da capacitação dos mesmos na percepção do importante papel educativo em saúde da exposição
Subject: Autonomia Profissional
Enfermagem Obstétrica
Parto Normal
Educação em Saúde
Saúde da Mulher
Mudança Social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37855
Issue Date: 12-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SDN Envio.pdfSentidos do Nascer945.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.