Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Torcata Amorimpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452474782968593pt_BR
dc.contributor.referee1Eunice Francisca Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Maria de Almeida do Carmopt_BR
dc.creatorMaria Cecília Rodrigues Macedo Cândidopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T16:03:32Z-
dc.date.available2021-08-31T16:03:32Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37855-
dc.description.resumoObjetivo: Compreender os significados e contribuições da exposição “Sentidos do Nascer” para o aprendizado dos mediadores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas utilizando-se questionário semiestruturado, com coleta de dados no período de 10/09/2019 a 15/11/2019. Os participantes foram identificados pelas iniciais dos seus nomes próprios e, após esclarecimento sobre o estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias. A análise de conteúdo de Bardin possibilitou a elaboração de categorias que destacaram temas relevantes para os mediadores. Resultados: Da análise emergiram as categorias: Interesse em participar na Exposição, Conhecimento e aprimoramento sobre o tema, O papel do mediador na exposição, Interação com o público visitante, Proposta de avanços para a exposição. Verificouse que para os mediadores a aproximação com a exposição se dá pelo seu engajamento com o tema parto e nascimento, independente do conhecimento prévio ou inicialmente, pelo incentivo financeiro. O curso preparatório e a participação ativa na exposição propiciam preparo para mediar no circuito e oficinas, mas os estudos adicionais são importantes para aprofundamento do tema. Também se observou a necessidade de adaptação da abordagem da exposição para os novos arranjos sociais familiares e questões de caráter racial, desta forma buscando-se ampliar a representatividade para toda a população. Considerações finais: Para os participantes, o curso introdutório consolida a importância de um aprimoramento embasado nas recomendações de parto adequado presente nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Mas conclui-a melhor desenvoltura e aprendizado sobre o tema parto e nascimento se dão por estudos adicionais, prática no circuito da mostra e discussões nas oficinas. Como fator limitador, há necessidade de estudos que mostrem a abrangência do papel dos mediadores na visão dos participantes, bem como a relevância da capacitação dos mesmos na percepção do importante papel educativo em saúde da exposiçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia profissionalpt_BR
dc.subjectEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectExposição sentidos do nascerpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherAutonomia Profissionalpt_BR
dc.subject.otherEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subject.otherParto Normalpt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde da Mulherpt_BR
dc.subject.otherMudança Socialpt_BR
dc.titleExposição Sentidos do Nascer: significados para o aprendizado de seus mediadores.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SDN Envio.pdfSentidos do Nascer945.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.