Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37855
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torcata Amorim | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1452474782968593 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eunice Francisca Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Juliana Maria de Almeida do Carmo | pt_BR |
dc.creator | Maria Cecília Rodrigues Macedo Cândido | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T16:03:32Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31T16:03:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37855 | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Compreender os significados e contribuições da exposição “Sentidos do Nascer” para o aprendizado dos mediadores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas utilizando-se questionário semiestruturado, com coleta de dados no período de 10/09/2019 a 15/11/2019. Os participantes foram identificados pelas iniciais dos seus nomes próprios e, após esclarecimento sobre o estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias. A análise de conteúdo de Bardin possibilitou a elaboração de categorias que destacaram temas relevantes para os mediadores. Resultados: Da análise emergiram as categorias: Interesse em participar na Exposição, Conhecimento e aprimoramento sobre o tema, O papel do mediador na exposição, Interação com o público visitante, Proposta de avanços para a exposição. Verificouse que para os mediadores a aproximação com a exposição se dá pelo seu engajamento com o tema parto e nascimento, independente do conhecimento prévio ou inicialmente, pelo incentivo financeiro. O curso preparatório e a participação ativa na exposição propiciam preparo para mediar no circuito e oficinas, mas os estudos adicionais são importantes para aprofundamento do tema. Também se observou a necessidade de adaptação da abordagem da exposição para os novos arranjos sociais familiares e questões de caráter racial, desta forma buscando-se ampliar a representatividade para toda a população. Considerações finais: Para os participantes, o curso introdutório consolida a importância de um aprimoramento embasado nas recomendações de parto adequado presente nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Mas conclui-a melhor desenvoltura e aprendizado sobre o tema parto e nascimento se dão por estudos adicionais, prática no circuito da mostra e discussões nas oficinas. Como fator limitador, há necessidade de estudos que mostrem a abrangência do papel dos mediadores na visão dos participantes, bem como a relevância da capacitação dos mesmos na percepção do importante papel educativo em saúde da exposição | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia profissional | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
dc.subject | Parto | pt_BR |
dc.subject | Exposição sentidos do nascer | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Autonomia Profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Parto Normal | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde da Mulher | pt_BR |
dc.subject.other | Mudança Social | pt_BR |
dc.title | Exposição Sentidos do Nascer: significados para o aprendizado de seus mediadores. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC SDN Envio.pdf | Sentidos do Nascer | 945.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.