Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37881
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologias e gêneros digitais em aulas de língua portuguesa: a escrita de relatos pessoais no Google Docs a partir do texto charge digital
Autor(es): Ramon Tales Barbosa
primer Tutor: Carlos Frederico de Brito D' Andrea
primer miembro del tribunal : Vicente Aguimar Parreiras
Segundo miembro del tribunal: Érika Amâncio Caetano
Resumen: As práticas sociais de leitura e de escrita, habilidades essenciais na formação dos educandos, devem não só acompanhar as transformações decorrentes do universo e avanço da cultura digital em nossa sociedade, mas também oferecer aos discentes oportunidades para que possam se apropriar e dominar os letramentos digitais e operacionalizar, de maneira crítica e ativa, as variadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCIs), contextualizando tais aprendizagens para tarefas por eles exercidas cotidianamente. Contribuir para a manutenção da prática leitora e escrita de textos que circulam em ambientes digitais e tornar tais atividades atrativas são ações primordiais na etapa de escolarização. Assim, este projeto oferece aos professores de Língua Portuguesa significativas orientações didáticas para aplicarem em sala de aula, de modo que promovam aos estudantes experiências de leituras de textos digitais, mais especificamente as charges digitais, e de escrita individual do gênero relato pessoal e de texto colaborativo em ambientes digitais a partir do Google Docs. Ademais, este projeto se apoia na abordagem sociointeracionista, de Vygotsky, e na aprendizagem centrada no aluno, de Carl Rogers, favorecendo que o trabalho em equipe e a subjetividade dos discentes sejam as tônicas do projeto didático em questão.
Abstract: The social practices of reading and writing, essential skills in the training of students, should not only follow the transformations arising from the universe and advance of digital culture in our society, but also offer students opportunities for them to appropriate and master digital literacies and apply it in a critical and active way, the varied Digital Information and Communication Technologies (DICTs) putting context into learning so that they perform daily tasks. Contributing to the maintenance of the reading and writing practice of texts circulating in digital environments and making such activities attractive are essential actions in the schooling stage. Thus, this project offers Portuguese language teachers significant didactic guidance to apply in the classroom, so that they promote students experiences of reading digital texts, more specifically digital cartoons, and individual writing of the genre personal reporting and collaborative text in digital environments from Google Docs. Moreover, this project is based on Vygotsky's socio-interactionist approach and Carl Rogers' student-centered learning, favoring that teamwork and subjectivity of the students are the keynote of the didactic project in question.
Asunto: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Internet na educação
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Colaboração online
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37881
Fecha del documento: 20-ene-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
RAMON_TALES_BARBOSA_PROJETOcomMANUAL.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.