Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Frederico de Brito D' Andreapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283817427921969pt_BR
dc.contributor.referee1Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.contributor.referee2Érika Amâncio Caetanopt_BR
dc.creatorRamon Tales Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643234314400302pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T18:16:59Z-
dc.date.available2021-09-01T18:16:59Z-
dc.date.issued2021-01-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37881-
dc.description.abstractThe social practices of reading and writing, essential skills in the training of students, should not only follow the transformations arising from the universe and advance of digital culture in our society, but also offer students opportunities for them to appropriate and master digital literacies and apply it in a critical and active way, the varied Digital Information and Communication Technologies (DICTs) putting context into learning so that they perform daily tasks. Contributing to the maintenance of the reading and writing practice of texts circulating in digital environments and making such activities attractive are essential actions in the schooling stage. Thus, this project offers Portuguese language teachers significant didactic guidance to apply in the classroom, so that they promote students experiences of reading digital texts, more specifically digital cartoons, and individual writing of the genre personal reporting and collaborative text in digital environments from Google Docs. Moreover, this project is based on Vygotsky's socio-interactionist approach and Carl Rogers' student-centered learning, favoring that teamwork and subjectivity of the students are the keynote of the didactic project in question.pt_BR
dc.description.resumoAs práticas sociais de leitura e de escrita, habilidades essenciais na formação dos educandos, devem não só acompanhar as transformações decorrentes do universo e avanço da cultura digital em nossa sociedade, mas também oferecer aos discentes oportunidades para que possam se apropriar e dominar os letramentos digitais e operacionalizar, de maneira crítica e ativa, as variadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCIs), contextualizando tais aprendizagens para tarefas por eles exercidas cotidianamente. Contribuir para a manutenção da prática leitora e escrita de textos que circulam em ambientes digitais e tornar tais atividades atrativas são ações primordiais na etapa de escolarização. Assim, este projeto oferece aos professores de Língua Portuguesa significativas orientações didáticas para aplicarem em sala de aula, de modo que promovam aos estudantes experiências de leituras de textos digitais, mais especificamente as charges digitais, e de escrita individual do gênero relato pessoal e de texto colaborativo em ambientes digitais a partir do Google Docs. Ademais, este projeto se apoia na abordagem sociointeracionista, de Vygotsky, e na aprendizagem centrada no aluno, de Carl Rogers, favorecendo que o trabalho em equipe e a subjetividade dos discentes sejam as tônicas do projeto didático em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros Digitaispt_BR
dc.subjectEscrita Colaborativa na Webpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)pt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.titleTecnologias e gêneros digitais em aulas de língua portuguesa: a escrita de relatos pessoais no Google Docs a partir do texto charge digitalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMON_TALES_BARBOSA_PROJETOcomMANUAL.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.