Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37898
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
Título(s) alternativo(s): Mathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de Campos
Autor(es): Maria Laura Magalhães Gomes
Resumo: Este texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.
Assunto: Memória autobiográfica
Campos, Humberto de, 1886-1934
Educação matemática - Brasil - Sec. XIX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37898
Data do documento: Nov-2015
metadata.dc.url.externa: http://funes.uniandes.edu.co/22579/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHM
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAT _Gomes Maria Laura _ Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX_2015.pdf366.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.