Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Laura Magalhães Gomespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T17:04:48Z-
dc.date.available2021-09-03T17:04:48Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage299pt_BR
dc.citation.epage315pt_BR
dc.identifier.issnISSN 978-85-89097-68-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37898-
dc.description.resumoEste texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita autobiográficapt_BR
dc.subjectHumberto de campospt_BR
dc.subjectHistória da educação matemática no Brasil do final do século XIXpt_BR
dc.subject.otherMemória autobiográficapt_BR
dc.subject.otherCampos, Humberto de, 1886-1934pt_BR
dc.subject.otherEducação matemática - Brasil - Sec. XIXpt_BR
dc.titleEducação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campospt_BR
dc.title.alternativeMathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de Campospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://funes.uniandes.edu.co/22579/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2423-7750pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.