Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37945
Type: Monografia (especialização)
Title: 10 ferramentas de gestão estratégia para controle dos tempos de resposta em contexto pós-pandemia
Authors: Leon Miranda Costa
First Advisor: Jonathan Simões Freitas
First Referee: Jonathan Simões Freitas
Second Referee: André Magalhães Gomes
Abstract: O presente artigo tem por objetivo selecionar, apresentar, definir, avaliar e discutir dez ferramentas de gestão estratégica que podem ser aplicadas para redução do lead time produtivo e controle do turnaround time em período pós-pandemia (COVID-19). Pandemia esta que alterou o cenário econômico global e exige cada vez mais dos gestores pensamento reflexivo e estratégico. Para isso, é importante que os gestores possuam conhecimento e habilidades e façam uso de ferramentas disponíveis para a gestão estratégica. Através desse estudo, foi possível verificar que há várias opções de estratégia que podem ser utilizadas, isoladas ou combinadas, para transpor os desafios do mercado em constante transição. As empresas podem adotar posicionamentos resilientes, ou flexíveis, isto é, adaptáveis frente às realidades ou mesmo focar na previsibilidade das demandas, sendo, portanto, meios de se relacionar com as várias facetas de economias e cadeias de suprimento dinâmicas. Concluiu se que cada estratégia possui suas forças e fraquezas e as empresas precisam entender as oportunidades que as cercam e, de posse do conhecimento das ferramentas estratégicas disponíveis, aplicá-las como meios para alcançar os objetivos organizacionais.
Abstract: This article aims to select, present, define, evaluate and discuss ten strategic management tools that could be applied to reduce productive lead time and turnaround control, on postpandemic (COVID-19) period. The pandemic in which has changed the global economic scenario and requires from managers, even more, a reflexive and strategic thought. To do so, it is important to managers to have knowledge and skills and use the available tools to strategic management. Throughout the study, it was possible to verify that there are a plenty of options that can be used, isolated or combined, to overpass the market challenges, which are on constant transition. Companies can adopt positions such as resilience, or adaptability or focus on demand predictability, being ways to relation with the different faces of dynamism of economy and supply chains. Then, it was possible to conclude that each strategy has its own strongness and weakness and companies need to understand the opportunities, based on knowledge of available strategic tools, in order to apply as ways to achieve the organizational goals.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37945
Issue Date: 1-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Final-LeonMCosta-CEGE-UFMG.pdfMonografia (Artigo)1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.