Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/37957
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O potencial da fotografia no ensino da composição visual: uma proposta para alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Ione Guimarães Figueiredo Lopes |
primer Tutor: | Artur Luiz de Souza Maciel |
primer miembro del tribunal : | João Augusto Cristeli de Oliveira |
Resumen: | A composição visual é um conteúdo bastante importante para as aulas de arte, pois permite o entendimento sobre a formação da imagem e uma leitura mais eficiente sobre elas. Porém, ensinar e aprender sobre composição visual, não é tão simples, ou fácil, devido a alguns fatores. O objetivo, portanto, da pesquisa, foi demonstrar que a fotografia apresenta potencial para facilitar o aprendizado sobre composição visual, proporcionando a alunos do ensino fundamental meios para desenvolver a capacidade de produção e leitura de imagens de forma mais eficiente. Para as reflexões do trabalho, portanto, estabeleci diálogo, principalmente com os autores: Dondis (1997); Flusser (2002); Coelho, Azevedo e Baptista (2009). Com um breve relato sobre minhas experiências como aluna e professora de arte, mostrei algumas dificuldades apresentadas no ensino da composição visual, no entanto, de como este conteúdo é importante para formação completa do aluno. Mostrei, através das referências sugeridas, que o uso da fotografia pode facilitar o ensino da composição visual. As consequências do advento da fotografia em nossa sociedade, indicam a necessidade do ensino sobre composição visual e, também, apontam algumas das potencialidades da fotografia. E, baseado em minhas experiencias com os alunos do ensino fundamental, apresentei uma proposta de metodologia para o ensino da composição visual através da fotografia. Consideramos, então, que a fotografia pode ser usada como meio facilitador para o entendimento sobre composição visual, capaz de desenvolver a sensibilização do olhar e, assim, proporcionar aos alunos a possibilidade de se fazer a leitura das imagens, e a produção de imagens expressivas. |
Abstract: | Visual composition is a very important content for art classes, as it allows understanding about image formation and a more efficient reading about them. However, teaching and learning about visual composition is not so simple, or easy, due to some factors. The objective, therefore, of the research was to demonstrate that photography has the potential to facilitate learning about visual composition, providing elementary school students with means to develop the ability to produce and read images of more efficiently. For the reflections of the work, therefore, I established dialogue, mainly with the authors: Dondis (1997); Flusser (2002); Coelho, Azevedo and Baptista (2009). With a brief account of my experiences as a student and art teacher, I showed some difficulties presented in the teaching of visual composition, however, how important this content is for the complete formation of the student. I showed, through the suggested references, that the use of photography can facilitate the teaching of visual composition. The consequences of the advent of photography in our society indicate the need for teaching on visual composition, and, also, point out some of the potentialities of photography. And, based on my experiences with elementary school students, I presented a proposal of methodology for the teaching of visual composition through photography. We consider, then, that photography can be used as a facilitating medium for understanding visual composition, capable of developing the sensitization of the gaze and, thus, providing students with the possibility of reading the images, and the production expressive images. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Fotografia Percepção visual |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37957 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_ionelopes.pdf | 397.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.