Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Artur Luiz de Souza Macielpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138172057810686pt_BR
dc.contributor.referee1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.creatorIone Guimarães Figueiredo Lopespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T22:29:08Z-
dc.date.available2021-09-08T22:29:08Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37957-
dc.description.abstractVisual composition is a very important content for art classes, as it allows understanding about image formation and a more efficient reading about them. However, teaching and learning about visual composition is not so simple, or easy, due to some factors. The objective, therefore, of the research was to demonstrate that photography has the potential to facilitate learning about visual composition, providing elementary school students with means to develop the ability to produce and read images of more efficiently. For the reflections of the work, therefore, I established dialogue, mainly with the authors: Dondis (1997); Flusser (2002); Coelho, Azevedo and Baptista (2009). With a brief account of my experiences as a student and art teacher, I showed some difficulties presented in the teaching of visual composition, however, how important this content is for the complete formation of the student. I showed, through the suggested references, that the use of photography can facilitate the teaching of visual composition. The consequences of the advent of photography in our society indicate the need for teaching on visual composition, and, also, point out some of the potentialities of photography. And, based on my experiences with elementary school students, I presented a proposal of methodology for the teaching of visual composition through photography. We consider, then, that photography can be used as a facilitating medium for understanding visual composition, capable of developing the sensitization of the gaze and, thus, providing students with the possibility of reading the images, and the production expressive images.pt_BR
dc.description.resumoA composição visual é um conteúdo bastante importante para as aulas de arte, pois permite o entendimento sobre a formação da imagem e uma leitura mais eficiente sobre elas. Porém, ensinar e aprender sobre composição visual, não é tão simples, ou fácil, devido a alguns fatores. O objetivo, portanto, da pesquisa, foi demonstrar que a fotografia apresenta potencial para facilitar o aprendizado sobre composição visual, proporcionando a alunos do ensino fundamental meios para desenvolver a capacidade de produção e leitura de imagens de forma mais eficiente. Para as reflexões do trabalho, portanto, estabeleci diálogo, principalmente com os autores: Dondis (1997); Flusser (2002); Coelho, Azevedo e Baptista (2009). Com um breve relato sobre minhas experiências como aluna e professora de arte, mostrei algumas dificuldades apresentadas no ensino da composição visual, no entanto, de como este conteúdo é importante para formação completa do aluno. Mostrei, através das referências sugeridas, que o uso da fotografia pode facilitar o ensino da composição visual. As consequências do advento da fotografia em nossa sociedade, indicam a necessidade do ensino sobre composição visual e, também, apontam algumas das potencialidades da fotografia. E, baseado em minhas experiencias com os alunos do ensino fundamental, apresentei uma proposta de metodologia para o ensino da composição visual através da fotografia. Consideramos, então, que a fotografia pode ser usada como meio facilitador para o entendimento sobre composição visual, capaz de desenvolver a sensibilização do olhar e, assim, proporcionar aos alunos a possibilidade de se fazer a leitura das imagens, e a produção de imagens expressivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposição visualpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectLeitura das imagenspt_BR
dc.subjectAlfabetismo visualpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.titleO potencial da fotografia no ensino da composição visual: uma proposta para alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_ionelopes.pdf397.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.