Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ademilson de Sousa Soarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034666439537758pt_BR
dc.contributor.referee1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.referee2Magali dos Reispt_BR
dc.creatorLucas Ramos Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420154461622584pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T00:18:00Z-
dc.date.available2021-09-10T00:18:00Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37968-
dc.description.resumoEsta pesquisa se desenvolveu a partir do viés teórico/bibliográfico e teve por objetivo analisar e compreender as contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas educacionais brasileiras a partir de um estudo que buscou mapear os pressupostos epistemológicos de investigações sobre criança, infância e educação infantil em dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos da ANPED entre os anos de 2006 e 2016. Para isso, a Sociologia da Infância foi situada no contexto das ciências humanas e sociais através da análise das referências bibliográficas citadas como fontes das pesquisas que relacionam criança, infância e educação infantil. A partir dos textos que abordam especificamente a Sociologia da Infância, buscamos compreender este campo de conhecimento indicando proposições, tendências, temas e abordagens predominantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a “Matriz Epistemológica” elaborada por Sánchez Gamboa (1996, 2012, 2014). Com esta abordagem, analisamos e articulamos as dimensões teóricas, conceituais e metodológicas às dimensões metateóricas, ontológicas e epistemológicas. Como resultados, a partir das publicações selecionadas e analisadas, mapeamos o ano de publicação, o local de publicação, o gênero dos (as) autores (as), a área e o tema de estudo dos (as) autores (as). Assim como, apontamos os principais conceitos e abordagens da Sociologia da Infância, os autores cultivados pelas publicações e as diferentes metodologias empregadas. Também elucidamos, a partir da perspectiva epistemológica e ontológica, as concepções sobre a produção de conhecimento, de ser humano, de história e as noções em torno da criança, da infância e da educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSociologia da infânciapt_BR
dc.subjectepistemologiapt_BR
dc.subject.otherEpistemologiapt_BR
dc.subject.otherTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherPesquisa educacionalpt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherInfância -- Aspectos sociaispt_BR
dc.titleOs pressupostos epistemológicos das pesquisas sobre criança, infância e educação infantil: análise das contribuições da sociologia da infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Lucas Ramos Martins.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons