Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/37968
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ademilson de Sousa Soares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8034666439537758 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Iza Rodrigues da Luz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magali dos Reis | pt_BR |
dc.creator | Lucas Ramos Martins | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420154461622584 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T00:18:00Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T00:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37968 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se desenvolveu a partir do viés teórico/bibliográfico e teve por objetivo analisar e compreender as contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas educacionais brasileiras a partir de um estudo que buscou mapear os pressupostos epistemológicos de investigações sobre criança, infância e educação infantil em dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos da ANPED entre os anos de 2006 e 2016. Para isso, a Sociologia da Infância foi situada no contexto das ciências humanas e sociais através da análise das referências bibliográficas citadas como fontes das pesquisas que relacionam criança, infância e educação infantil. A partir dos textos que abordam especificamente a Sociologia da Infância, buscamos compreender este campo de conhecimento indicando proposições, tendências, temas e abordagens predominantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a “Matriz Epistemológica” elaborada por Sánchez Gamboa (1996, 2012, 2014). Com esta abordagem, analisamos e articulamos as dimensões teóricas, conceituais e metodológicas às dimensões metateóricas, ontológicas e epistemológicas. Como resultados, a partir das publicações selecionadas e analisadas, mapeamos o ano de publicação, o local de publicação, o gênero dos (as) autores (as), a área e o tema de estudo dos (as) autores (as). Assim como, apontamos os principais conceitos e abordagens da Sociologia da Infância, os autores cultivados pelas publicações e as diferentes metodologias empregadas. Também elucidamos, a partir da perspectiva epistemológica e ontológica, as concepções sobre a produção de conhecimento, de ser humano, de história e as noções em torno da criança, da infância e da educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject | epistemologia | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Infância -- Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Os pressupostos epistemológicos das pesquisas sobre criança, infância e educação infantil: análise das contribuições da sociologia da infância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Lucas Ramos Martins.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons