Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37968
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os pressupostos epistemológicos das pesquisas sobre criança, infância e educação infantil: análise das contribuições da sociologia da infância |
Autor(es): | Lucas Ramos Martins |
Primeiro Orientador: | Ademilson de Sousa Soares |
Primeiro membro da banca : | Iza Rodrigues da Luz |
Segundo membro da banca: | Magali dos Reis |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolveu a partir do viés teórico/bibliográfico e teve por objetivo analisar e compreender as contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas educacionais brasileiras a partir de um estudo que buscou mapear os pressupostos epistemológicos de investigações sobre criança, infância e educação infantil em dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos da ANPED entre os anos de 2006 e 2016. Para isso, a Sociologia da Infância foi situada no contexto das ciências humanas e sociais através da análise das referências bibliográficas citadas como fontes das pesquisas que relacionam criança, infância e educação infantil. A partir dos textos que abordam especificamente a Sociologia da Infância, buscamos compreender este campo de conhecimento indicando proposições, tendências, temas e abordagens predominantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a “Matriz Epistemológica” elaborada por Sánchez Gamboa (1996, 2012, 2014). Com esta abordagem, analisamos e articulamos as dimensões teóricas, conceituais e metodológicas às dimensões metateóricas, ontológicas e epistemológicas. Como resultados, a partir das publicações selecionadas e analisadas, mapeamos o ano de publicação, o local de publicação, o gênero dos (as) autores (as), a área e o tema de estudo dos (as) autores (as). Assim como, apontamos os principais conceitos e abordagens da Sociologia da Infância, os autores cultivados pelas publicações e as diferentes metodologias empregadas. Também elucidamos, a partir da perspectiva epistemológica e ontológica, as concepções sobre a produção de conhecimento, de ser humano, de história e as noções em torno da criança, da infância e da educação infantil. |
Assunto: | Epistemologia Teoria do conhecimento Pesquisa educacional Sociologia educacional Educação de crianças Infância -- Aspectos sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37968 |
Data do documento: | 12-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Lucas Ramos Martins.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons