Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37968
Tipo: Dissertação
Título: Os pressupostos epistemológicos das pesquisas sobre criança, infância e educação infantil: análise das contribuições da sociologia da infância
Autor(es): Lucas Ramos Martins
primer Tutor: Ademilson de Sousa Soares
primer miembro del tribunal : Iza Rodrigues da Luz
Segundo miembro del tribunal: Magali dos Reis
Resumen: Esta pesquisa se desenvolveu a partir do viés teórico/bibliográfico e teve por objetivo analisar e compreender as contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas educacionais brasileiras a partir de um estudo que buscou mapear os pressupostos epistemológicos de investigações sobre criança, infância e educação infantil em dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos da ANPED entre os anos de 2006 e 2016. Para isso, a Sociologia da Infância foi situada no contexto das ciências humanas e sociais através da análise das referências bibliográficas citadas como fontes das pesquisas que relacionam criança, infância e educação infantil. A partir dos textos que abordam especificamente a Sociologia da Infância, buscamos compreender este campo de conhecimento indicando proposições, tendências, temas e abordagens predominantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a “Matriz Epistemológica” elaborada por Sánchez Gamboa (1996, 2012, 2014). Com esta abordagem, analisamos e articulamos as dimensões teóricas, conceituais e metodológicas às dimensões metateóricas, ontológicas e epistemológicas. Como resultados, a partir das publicações selecionadas e analisadas, mapeamos o ano de publicação, o local de publicação, o gênero dos (as) autores (as), a área e o tema de estudo dos (as) autores (as). Assim como, apontamos os principais conceitos e abordagens da Sociologia da Infância, os autores cultivados pelas publicações e as diferentes metodologias empregadas. Também elucidamos, a partir da perspectiva epistemológica e ontológica, as concepções sobre a produção de conhecimento, de ser humano, de história e as noções em torno da criança, da infância e da educação infantil.
Asunto: Epistemologia
Teoria do conhecimento
Pesquisa educacional
Sociologia educacional
Educação de crianças
Infância -- Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37968
Fecha del documento: 12-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_Lucas Ramos Martins.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons