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Tipo: Dissertação
Título: Linguagens urbanas e arte cotidiana no ensino de História: horizontalização crítica dos saberes e a consciência histórica
Autor(es): Fernanda Gabriella Silva Ribeiro
primer Tutor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
primer miembro del tribunal : Heli Sabino de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Marcelo de Mello Rangel
Resumen: Um dos objetivos do ensino de história, de acordo com as teorias de Jörn Rüsen, é contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica a partir da didática da história, tendo o compromisso de formar um sujeito capaz de orientar seu presente de maneira crítica. Paulo Freire, ao propor as bases da educação libertadora, ressalta a importância de entender o contexto psicológico e social do educando para que o processo de aprendizagem possa ser aplicado na vida prática. Para ambos os objetivos, é preciso que o docente consiga mediar o processo de horizontalização dos saberes. A presente pesquisa procurou reunir teorias do ensino de história e da educação libertadora para pensar maneiras práticas de contornar desafios e problemas enfrentados pelo ensino de história. Teve como laboratório a E.E. Walt Disney (Belo Horizonte. Minas Gerais), onde foram aplicadas metodologias não convencionais nas aulas de história, no intuito de desenvolver a consciência histórica por via da expressão artística ligada às linguagens urbanas. A análise discursiva das criações artísticas produzidas dentro da escola é dotada de historicidade e revela fragmentos da consciência histórica dos jovens envolvidos na pesquisa. Como produto final, apresenta a produção de material audiovisual do gênero documentário que teve por bases metodológicas as pedagogias do cinema desenvolvidas por César Guimarães. A articulação dos processos criativos com as tecnologias, teve também por finalidade, atribuir novas formas de uso para as tecnologias digitais exercitando o letramento digital.
Abstract: One of the goals of history teaching, according to the theories of Jörn Rüsen, is to contribute to the development of historical consciousness based on the didactics of history, with the commitment to form an individual capable of guiding his or her present in a critical way. Paulo Freire, proposing the foundations of liberating education, emphasizes the importance of understanding the psychological and social context of the student so that the learning process can be applied in practical life. For both objectives, the teacher must be able to mediate the process of horizontalization of knowledge. This research sought to bring together theories of history teaching and libertarian education, to think of practical ways to overcome the challenges and problems faced by history teaching. Its laboratory was Walt Disney State Public School (Belo Horizonte, Minas Gerais), where non-conventional methodologies were applied in history classes, in order to develop historical awareness through artistic expressions related to urban languages. The discursive analysis of artistic creations produced within the school is endowed with historicity and reveals fragments of the historical consciousness of youths involved in the research. As a final product, it presents the production of an audiovisual material of the documentary genre, based on the methodologies of cinema pedagogies developed by César Guimarães. The articulation of creative processes with technologies was also aimed at assigning new forms of use for digital technologies, exercising digital literacy.
Asunto: Educação
História - Estudo e ensino
História - Métodos de ensino
. História - Estudo e ensino - Meios auxiliares
História - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais
.História - Conscientização
História - Ensino audiovisual
Arte urbana - Aspectos educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37974
Fecha del documento: 3-mar-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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