Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37982
Type: Dissertação
Title: A artesania das práticas sociais e a existência inventiva das mulheres do Quilombo de Pinhões
Authors: Débora Rodrigues Azevedo Silva
First Advisor: Shirley Aparecida de Miranda
First Referee: Bruno Daniel de Sena Martins
Second Referee: Nilma Lino Gomes
Third Referee: Patrícia Maria de Souza Santana
Abstract: Desde as últimas décadas do século passado os quilombos passaram a configurar um fenômeno expressivo da resistência negra à escravidão e as pesquisas sobre comunidades quilombolas no Brasil se intensificaram. Este estudo busca reconfigurar narrativas sobre quilombos por meio da rediscussão de práticas tradicionais em uma comunidade específica, o quilombo de Pinhões, localizado na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. Desenvolvido por uma pesquisadora quilombola – o que altera o lugar de enunciação – considera o protagonismo das mulheres na sustentação do quilombo e focaliza a artesania das práticas sociais (Santos, 2019) a partir de relatos de treze mulheres. A dissertação está organizada em quatro capítulos a contar da introdução; o segundo capítulo que apresenta uma descrição detalhada do campo de pesquisa; o terceiro capítulo que discute a artesania das práticas sociais das mulheres de Pinhões; e o quarto capítulo que traz a aproximação da prática social das mulheres com as diferentes formas de educação no quilombo, a atuação das professoras e sua contribuição para a institucionalização da escolarização no território. As conclusões tecem considerações acerca da dinâmica da memória e destacam a agência das mulheres da comunidade viabilizando outras possibilidades de existência no território. As reflexões foram acompanhadas pelas noções de memória, tradição e narrativa (Bhabha, 2013; Smith 1999; Cusicanqui 2010; Correa, 2018; Martins 2013, 2018); justiça epistêmica e epistemicídio (Santos,2010); raça e racismo (Gomes, 2012, 2017; Carneiro, 2015; hooks, 2017 ); e escrevivência (Evaristo 2005, 2016).
Abstract: Since the last decades of the last century, quilombos have become an expressive phenomenon of black resistance to slavery and research on quilombola communities in Brazil has intensified. This study seeks to reconfigure narratives about quilombos by rediscussing traditional practices in a specific community, the Pinhão quilombo, located in the city of Santa Luzia, Minas Gerais. Developed by a quilombola researcher - which alters the place of enunciation - considers the role of women in sustaining the quilombo and focuses on the craftsmanship of social practices (Santos- 2019) based on reports from thirteen women. The dissertation is organized in four chapters from the introduction; the second chapter, which presents a detailed description of the research field; the third chapter, which discusses the craftsmanship of the social practices of women in Pinhões; and the fourth chapter, which brings the social practice of women closer to the different forms of education in the quilombo, the role of teachers and their contribution to the institutionalization of schooling in the territory. The conclusions make considerations about the dynamics of memory and highlight the agency of women in the community, enabling other possibilities of existence in the territory. The reflections were accompanied by the notions of memory, tradition and narrative (Bhabha, 2013; Smith 1999; Cusicanqui 2010; Correa, 2018; Martins 2013, 2018); epistemic justice and epistemicide (Santos, 2010); race and racism (Gomes, 2012, 2017; Carneiro, 2015; hooks, 2017); and clerk (Evaristo 2005, 2016).
Subject: Educação
Educação - Relações étnicas
Educação - Relações raciais
Quilombos - Pinhões (Santa Luzia, MG)
Quilombos - Aspectos educacionais
Comunidades Tradicionais
Quilombolas - Mulheres
Mulheres na educação
Negras - Educação
Memória coletiva
Discriminação racial
Discriminação na educação
Racismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37982
Issue Date: 13-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons