Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37985
Type: Dissertação
Title: Pivotar ou perseverar: uma avaliação sobre o fenômeno de pivotagem no contexto brasileiro
Authors: Fabricio Garcia Leão
First Advisor: Renata Simões Guimarães e Borges
First Referee: Henrique Resende Martins
Second Referee: Raoni Barros Bagno
Abstract: Pivotar é uma importante ferramenta para desenvolvimento de modelos de negócio viáveis. No entanto, a decisão de pivotar é difícil, implica em abandonar a ideia inicial da startup, ou seja, mudar as pressuposições iniciais do negócio. Através de um survey, cujos dados foram coletados por meio de questionários padronizados online, obteve-se 109 respostas válidas de empresas brasileiras. A análise de regressão multivariada foi utilizada para testar as hipóteses do estudo. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais maduro o sistema de métricas de performance utilizado pela startup, menores são as chances de pivotar. Outro fator que pode determinar o número de pivotagem é a tecnologia envolvida, no sentido de que a startup que utiliza muita tecnologia embarcada no seu negócio tem menos probabilidade de pivotar. Os resultados sugerem ainda que a experiência do empreendedor pode ajudar a reduzir as chances de pivotagem, quando o fator tecnologia não entra na equação. Os achados dessa pesquisa auxiliam os empreendedores e profissionais que atual no ecossistema de inovação a agregar conhecimento empírico para a realidade brasileira.
Abstract: Pivoting is an important tool for developing viable business models. However, the decision to pivot is difficult, it implies abandoning an initial startup idea, changing the initial business assumptions. Through a survey, data were collected by standardized online questionnaires, obtaining 109 valid responses from Brazilian companies. A multivariate regression analysis was used to test the study hypotheses. The survey results indicate that the more mature the performance metrics system used by startup, the less likely it is to pivot. Another factor that can determine the number of pivoting is the technology involved, in the sense that a startup that uses a lot of embedded technology in its business is less likely to pivot. The results obtained even though an entrepreneur's experience can help reduce the chances of pivoting, when the technology factor does not enter the equation. The findings of this research help entrepreneurs and professionals who are currently in the innovation ecosystem to add empirical knowledge to the Brazilian reality.
Subject: Inovação
Empreendedorismo
Start up
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/37985
Issue Date: 20-May-2021
metadata.dc.description.embargo: 20-May-2022
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