Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37990
Type: Monografia (especialização)
Title: Desafios do ensino de leitura e a formação docente
Authors: Nailda Conceição Ferreira Silva
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Second Referee: Allana Mátar de Figueiredo
Abstract: Este artigo tem como propósito refletir sobre os problemas na leitura apresentados nos índices das avaliações, principalmente da escola pública brasileira, e sobre a proposta de trabalho colaborativo, envolvendo as diversas áreas do conhecimento no ensino da leitura, que podem contribuir para práticas de ensino mais eficazes. Esta reflexão surge da necessidade de que o professor reflita sobre qual é a sua concepção de leitura e os paradigmas que sustentam o ensino. A fundamentação teórica deste estudo apoia-se nas contribuições de Leal (2006), Kleiman (2001, 2011, 2016), Kleiman e Moraes (1999), Chiaretto (2013), entre outros, e nas orientações da BNCC (BRASIL, 2018). Conclui-se que, além de garantir discussões acerca dos conceitos científicos que envolvem o ensino da leitura, sensibilizar o professor sobre o importantíssimo papel da leitura literária, é urgente planejar momentos de formação que favoreçam ao docente compreender quem são esses estudantes do século XXI e discutir amplamente sobre os multiletramentos que emergem dessa sociedade em constante transformação.
Abstract: This paper aims to reflect on the problems in reading presented in the evaluation indexes, mainly in the Brazilian public school, and on the proposal for collaborative work, involving the various areas of knowledge in the teaching of reading, which can contribute to more effective teaching practices. This reflection arises from the need for the teacher to reflect on what is his conception of reading and the paradigms that support teaching. The theoretical basis of this study is supported by contributions of Leal (2006), Kleiman (2001, 2011, 2016), Kleiman and Moraes (1999), Chiaretto (2013), among others, and in the guidelines of the BNCC (BRASIL, 2018). We conclude that, in addition to ensuring discussions about the scientific concepts that involve the teaching of reading, sensitizing the teacher about the extremely important role of literary reading, it is urgent to plan training moments that favor the teacher to understand who these 21st century students are and discuss widely about the multi-obstacles that emerge from this constantly changing society.
Subject: Leitura – Estudo e ensino
Educação na literatura
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37990
Issue Date: 12-May-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Nailda Conceição Ferreira Silva FINAL.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons