Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37995
Type: Dissertação
Title: In-plane and buckling analysis of variable angle tow composites
Authors: Diego Magela Lemos
First Advisor: Carlos Alberto Cimini Júnior
First Referee: Tulio Hallak Panzera
Second Referee: Murilo Sartorato
Third Referee: Marcelo Greco
Abstract: Avanços nas técnicas de manufatura têm permitido mais flexibilidade no projeto e novas possibilidades para aplicar materiais compósitos em estruturas leves. Novas técnicas como automated fiber placement (AFP) possibilitam que as fibras percorram caminhos curvos, sendo assim possı́vel laminados que apresentem propriedades que variam no plano do laminado. Estes tipos de laminados são conhecidos como laminados com rigidez variável ou variable angle tow (VAT). Neste trabalho, a resposta no plano e flambagem de painéis compósitos com rigidez variável por meio de uma variação espacial da orientação das fibras foi analisado para duas condições de contorno diferentes. Este trabalho compara o resultado da tensão no plano e carga crı́tica de flambagem para variações linear e cúbica do ângulo da fibra considerando quatro razões de aspecto. Restrições de manufatura foram consideradas na análise dos laminados. O método dos elementos finitos foi aplicado para resolver o sistema de equações parciais elı́pticas que governam o comportamento no plano destes painéis. O método de Ritz foi utilizado para encontrar a carga de flambagem dos painéis com rigidez variável. Resultados para quatro diferentes razões de aspecto são apresentados. Melhorias de até 18% na carga de flambagem foram encontradas em relação a variação linear da fibra.
Abstract: Advances in manufacturing techniques have allowed more flexibility to the design and new possibilities to apply composites materials in lightweight structures. Novel techniques such as the automated fiber placement allow the fibers to follow curvilinear paths, making possible laminate properties that vary within the laminate plane. These type of laminates are known as variable stiffness laminates or variable angle tow. In this work, the in-plane and buckling response of composite panels with variable stiffness through a spatially varying fiber orientation has been analyzed for two different boundary conditions. This work compares the outcomes of in-plane stress and critical buckling load for linear cubic fiber angle considering four aspect ratios. Manufacturing constraint has been considered in the analysis of the laminates. The finite element method has been applied to solve the system elliptic partial differential equations that govern the in-plane behavior of these panels. The Ritz method has been used to find the buckling loads for the variable stiffness panels. Results for four different aspects ratios are presented. Improvements in the buckling load of up to 18% over linear fiber angle variation were found.
Subject: Engenharia de estruturas
Compósitos poliméricos
Flambagem (Mecânica)
Materiais compostos
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37995
Issue Date: 3-Mar-2021
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