Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38018
Tipo: | Tese |
Título: | Uma jornada enargeica nos confins da memória: Shoah, de Lanzmann e o dever de transmissão dos retornantes |
Autor(es): | Fábio Ávila Arcanjo |
primer Tutor: | Helcira Maria Rodrigues de Lima |
primer miembro del tribunal : | Mozahir Salomão Bruck |
Segundo miembro del tribunal: | Nilton Milanez |
Tercer miembro del tribunal: | Elcio Loureiro Cornelsen |
Cuarto miembro del tribunal: | Mónica Graciela Zoppi-Fontana |
Resumen: | O objetivo da presente tese é analisar o documentário Shoah (1985), dirigido pelo cineasta francês Claude Lanzmann, considerando três eixos estruturais: discursivo/historiográfico, enunciativo e argumentativo. O ponto de partida para este empreendimento é problematizar o deslizamento existente entre duas expressões dêiticas: eu estava lá (Ricoeur, 2014) e eu, aqui e agora (Fiorin, 2016), percebendo, nessa dinâmica, as inscrições das emoções e a emergência da categoria retórica da enargeia. Para o primeiro eixo, o foco está voltado em três temáticas: as condições de produção do regime nacional-socialista sob o ponto de vista linguageiro (Faye, 2012) e (Klemperer, 2009); os modos de discursivização do Holocausto, dentre os quais destacamos a literatura de testemunho, o cinema ficcional e o discurso fílmico documental; e a relação entre o documentário Shoah e a emoção da melancolia (Freud, 2011). No segundo eixo – enunciativo –, objetivamos discutir a inscrição das categorias pessoa, tempo e espaço, trabalhando a divisão tripartite (Hilberg, 2016) – vítimas, perpetradores e testemunhas oculares –, adotada por Lanzmann; além de articular aspectos relacionados à memória discursiva e espaço, desdobrado em enunciativo (Fiorin, 2016) e (Guimarães, 2018) e geográfico (locações). Por fim, no que tange ao eixo argumentativo, enfatizamos a retórica em sua visada humanista, a considerando um eficiente instrumento para a democracia, pensada por Danblon (2004, 2013), que dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Ainda nesse eixo, o derradeiro capítulo se volta para a questão das emoções (Lima, 2006, 2011, 2016) e (Traverso, 2000), observando a relação vigente entre elas e a categoria da enargeia (Rodolpho, 2012) e (Danblon, 2013). Para viabilizar esse projeto de escritura, selecionamos, dentre as quase dez horas de metragem, algumas passagens que se revelam significativas para o desenvolvimento dos tópicos supramencionados. |
Abstract: | The aim of this thesis is to analyze the documentary Shoah (1985), directed by the french filmmaker Claude Lanzmann, considering three structural axes: discursive/historiographic, enunciative and argumentative. The starting point for this project is to problematize the slide existing between two deictic expressions: I was there (Ricoeur, 2014) and Me, here and now (Fiorin, 2016), noticing, in this dynamics, the inscription of emotions and the emergence of the rhetorical category of enargeia. For the first axis, the focus is turned on three themes: the conditions of production of the national socialist regime from the linguistic point of view (Faye, 2012) and (Klemperer, 2009); the modes of discursivization of the Holocaust, among which we highlight testimony literature, fictional cinema and documentary filmic discourse; and the relationship between the documentary Shoah and the emotion of melancholy (Freud, 2011). In the second axis – enunciative –, we aim to discuss the inscription of the categories person, time and space, working the triadic division (Hilberg, 2016) – victims, perpetrators and bystanders –, adopted by Lanzmann; besides articulating aspects related to discursive memory and space, unfolded in enunciative (Fiorin, 2016) and (Guimarães, 2018) and geographical (locations). Finally, regarding the argumentative axis, we emphasize the rhetoric in its humanist target, considering it an efficient instrument for democracy, thought by Danblon (2004, 2013), which continues the work developed by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014). Still in this axis, the last chapter is focused on the question of emotions (Lima, 2006, 2011, 2016) and (Traverso, 2000), observing the relation between them and the category of enargeia (Rodolpho, 2012) and (Danblon, 2013). To make this writing project feasible, we selected, among the almost tem hours of footage, some passages that are significant for the development of the aforementioned topics. |
Asunto: | Análise do discurso Shoah (Filme) Holocausto judeu (1939-1945) Retórica Lanzmann, Claude, 1925- Memória |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38018 |
Fecha del documento: | 25-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese (Fábio Ávila Arcanjo).pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons