Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38022
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O português como segunda língua dos surdos brasileiros: uma apresentação panorâmica
Título(s) alternativo(s): Portuguese as a second language for deaf brazilians: a panoramic view
Autor(es): Giselli Mara da Silva
Resumo: Neste artigo, pretende-se apresentar e discutir, de forma panorâmica, questões pertinentes à situação dos surdos brasileiros como aprendizes e usuários de português como segunda língua (PL2). O trabalho dialoga com estudos sobre o bilinguismo e a educação bilíngue dos surdos e sobre os processos de aquisição e de ensino-aprendizagem de PL2 , no caso desse grupo. Destaca-se a importância da educação bilíngue como proposta adequada às necessidades linguísticas da comunidade surda, como minoria linguística, já que visa garantir o acesso pleno à Libras como primeira língua e ao PL2. No que tange especificamente à condição dos surdos como usuários e aprendizes de PL2, ressaltam-se: (i) as necessidades desses aprendizes, tais como o uso do português escrito em várias esferas sociais; (ii) as semelhanças dos surdos com outros aprendizes de PL2; e (iii) as especificidades dos aprendizes surdos. Finalmente, destacam-se as especificidades dos surdos no que tange à apreensão visual da língua escrita, a mediação da Libras na aprendizagem de PL2 bem como as características da escrita da pessoa surda e a importância de uma avaliação coerente.
Abstract: This article aims to present and discuss, in a panoramic view, issues related to the situation of deaf Brazilians while learners and users of Portuguese as a second language (PSL). The work discusses studies about bilingualism and the bilingual education of the deaf and about the acquisition and the teaching-learning processes of PSL in this group. Particular attention is brought to the importance of a bilingual education as an adequate proposal for the deaf community linguistic needs. Regarding the deaf people’s condition as users and learners of PSL, it is relevant to highlight: (i) the needs of these learners, such as the use of written Portuguese in various social spheres; (ii) the similarities between the deaf and other learners of PSL; and (iii) the specificities of deaf learners. Finally, it is emphasized that the deaf people’s specificities in relation to the visual apprehension of the written language, the mediation of Libras in the learning of PSL, as well as the writing characteristics of the deaf person and the importance of a cohesive evaluation.
Assunto: Educação bilíngüe
Aquisição da segunda linguagem
Surdos - Educação
Bilingüismo
Língua brasileira de sinais
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140
URI: http://hdl.handle.net/1843/38022
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/51140
metadata.dc.relation.ispartof: Revista X
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