Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38023
Tipo: Dissertação
Título: Concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930): sua gênese, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e sua edição
Autor(es): Paulo Eduardo Souza de Almeida
Primeiro Orientador: Mauro Camilo de Chantal Santos
Primeiro membro da banca : Leonardo Barreto Linhares
Segundo membro da banca: Patrícia Valadão Almeida de Oliveira
Terceiro membro da banca: Robson Miguel Saquett Chagas
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo de pesquisa apresentar dados sobre o concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930), dispostos por: a gênese do concerto, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e por fim sua edição. O estudo foi estruturado em quatro partes: um breve histórico sobre o saxofone desde o império até a república nova e os reflexos apresentados atualmente no ensino superior e nas publicações relacionadas ao instrumento; dados sobre o compositor nos dias atuais; os estudos e análises estruturais e interpretativas sobre o concerto Ibira Guira Recê, com os apontamentos sobre sua aplicabilidade didática; e a edição crítica da peça supracitada com alterações feitas recentemente pelo compositor. A partir desse estudo, apontamos a escrita ímpar e transparente de Villani-Côrtes, que apresenta seus gostos e estilo de vida, assim como a significância da peça para o repertório do saxofone brasileiro.
Abstract: The aim of this dissertation is to present information about the concert for saxophone Ibira Guira Recê by Edmundo Villani-Côrtes (1930), with the following structure: the genesis of the concert, its structural and interpretative aspects, its pedagogical applicability and its edition. The study was structured in four parts: a brief history of the saxophone since the time of Brazilian Empire to the Nova República and the reflections on the instrument in higher education as well as in publications; current information about the composer; studies and analyzes on the structure and interpretation of the Ibira Guira Recê concert, with notes on its didactic applicability; and the critical edition of the piece with changes recently made by the composer. Based on this study, we pointed the unique and transparent writing of Villani-Côrtes, which reveals his tastes and lifestyle, as well as the significance of the piece for the Brazilian repertoire of saxophone.
Assunto: Performance musical
Villani-Côrtes, Edmundo, 1930-
Música - Análise, apreciação.
Música para saxofone
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38023
Data do documento: 13-Jul-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - PAULO EDUARDO - OK - PDFA- Repositório UFMG.pdf24.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.