Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38023
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mauro Camilo de Chantal Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9763155547633602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leonardo Barreto Linhares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Patrícia Valadão Almeida de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Robson Miguel Saquett Chagas | pt_BR |
dc.creator | Paulo Eduardo Souza de Almeida | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7766963620720308 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T12:46:41Z | - |
dc.date.available | 2021-09-15T12:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38023 | - |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to present information about the concert for saxophone Ibira Guira Recê by Edmundo Villani-Côrtes (1930), with the following structure: the genesis of the concert, its structural and interpretative aspects, its pedagogical applicability and its edition. The study was structured in four parts: a brief history of the saxophone since the time of Brazilian Empire to the Nova República and the reflections on the instrument in higher education as well as in publications; current information about the composer; studies and analyzes on the structure and interpretation of the Ibira Guira Recê concert, with notes on its didactic applicability; and the critical edition of the piece with changes recently made by the composer. Based on this study, we pointed the unique and transparent writing of Villani-Côrtes, which reveals his tastes and lifestyle, as well as the significance of the piece for the Brazilian repertoire of saxophone. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo de pesquisa apresentar dados sobre o concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930), dispostos por: a gênese do concerto, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e por fim sua edição. O estudo foi estruturado em quatro partes: um breve histórico sobre o saxofone desde o império até a república nova e os reflexos apresentados atualmente no ensino superior e nas publicações relacionadas ao instrumento; dados sobre o compositor nos dias atuais; os estudos e análises estruturais e interpretativas sobre o concerto Ibira Guira Recê, com os apontamentos sobre sua aplicabilidade didática; e a edição crítica da peça supracitada com alterações feitas recentemente pelo compositor. A partir desse estudo, apontamos a escrita ímpar e transparente de Villani-Côrtes, que apresenta seus gostos e estilo de vida, assim como a significância da peça para o repertório do saxofone brasileiro. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edmundo Villani-Côrtes | pt_BR |
dc.subject | Ibira Guira Recê | pt_BR |
dc.subject | Saxofone | pt_BR |
dc.subject | Repertório brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Edição musical | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.other | Villani-Côrtes, Edmundo, 1930- | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Análise, apreciação. | pt_BR |
dc.subject.other | Música para saxofone | pt_BR |
dc.title | Concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930): sua gênese, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e sua edição | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - PAULO EDUARDO - OK - PDFA- Repositório UFMG.pdf | 24.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.