Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mauro Camilo de Chantal Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9763155547633602pt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Barreto Linharespt_BR
dc.contributor.referee2Patrícia Valadão Almeida de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Robson Miguel Saquett Chagaspt_BR
dc.creatorPaulo Eduardo Souza de Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766963620720308pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-15T12:46:41Z-
dc.date.available2021-09-15T12:46:41Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38023-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to present information about the concert for saxophone Ibira Guira Recê by Edmundo Villani-Côrtes (1930), with the following structure: the genesis of the concert, its structural and interpretative aspects, its pedagogical applicability and its edition. The study was structured in four parts: a brief history of the saxophone since the time of Brazilian Empire to the Nova República and the reflections on the instrument in higher education as well as in publications; current information about the composer; studies and analyzes on the structure and interpretation of the Ibira Guira Recê concert, with notes on its didactic applicability; and the critical edition of the piece with changes recently made by the composer. Based on this study, we pointed the unique and transparent writing of Villani-Côrtes, which reveals his tastes and lifestyle, as well as the significance of the piece for the Brazilian repertoire of saxophone.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo de pesquisa apresentar dados sobre o concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930), dispostos por: a gênese do concerto, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e por fim sua edição. O estudo foi estruturado em quatro partes: um breve histórico sobre o saxofone desde o império até a república nova e os reflexos apresentados atualmente no ensino superior e nas publicações relacionadas ao instrumento; dados sobre o compositor nos dias atuais; os estudos e análises estruturais e interpretativas sobre o concerto Ibira Guira Recê, com os apontamentos sobre sua aplicabilidade didática; e a edição crítica da peça supracitada com alterações feitas recentemente pelo compositor. A partir desse estudo, apontamos a escrita ímpar e transparente de Villani-Côrtes, que apresenta seus gostos e estilo de vida, assim como a significância da peça para o repertório do saxofone brasileiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdmundo Villani-Côrtespt_BR
dc.subjectIbira Guira Recêpt_BR
dc.subjectSaxofonept_BR
dc.subjectRepertório brasileiropt_BR
dc.subjectEdição musicalpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherVillani-Côrtes, Edmundo, 1930-pt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciação.pt_BR
dc.subject.otherMúsica para saxofonept_BR
dc.titleConcerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930): sua gênese, seus aspectos estruturais e interpretativos, sua aplicabilidade pedagógica e sua ediçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - PAULO EDUARDO - OK - PDFA- Repositório UFMG.pdf24.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.