Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38050
Tipo: Artigo de Evento
Título: Impactos da Residência Docente na identidade profissional de professores de matemática: uma visão pragmatista da constituição da identidade
Autor(es): Warley Machado Correia
Resumo: Este trabalho apresenta considerações de uma pesquisa de doutorado em andamento, que propõe uma discussão sobre os movimentos por que passam as identidades profissionais de um grupo de professores de Matemática que participaram de um curso de formação continuada, denominado Residência Docente, realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um pesquisa qualitativa, que adotara a perspectiva pragmatista de Richard Rorty (1989) para a constituição da identidade, e os trabalhos de Frade e Meira (2010) e de Frade, Meira e Lerman (2014) que interpretaram os construtos “marcas cegas” e “vocabulário final” propostos por Rorty (1989). Acreditamos que essas interpretações se apresentam potencialmente uteis para nossa pesquisa. A pesquisa se encontra na fase de produção e analise de dados, que foram obtidos a partir de entrevistas individuais com todos os participantes do curso Residência Docente.
Assunto: Professores de matemática - Pesquisa
Formação de professores
Docentes - Identidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38050
Data do documento: Nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1FT4CrvARA11xrdgOIXj_DIz_Mn7tNCJl/view
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.