Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38050
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Warley Machado Correia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T18:51:55Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16T18:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.citation.issue | 22 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 10 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-8448 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38050 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta considerações de uma pesquisa de doutorado em andamento, que propõe uma discussão sobre os movimentos por que passam as identidades profissionais de um grupo de professores de Matemática que participaram de um curso de formação continuada, denominado Residência Docente, realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um pesquisa qualitativa, que adotara a perspectiva pragmatista de Richard Rorty (1989) para a constituição da identidade, e os trabalhos de Frade e Meira (2010) e de Frade, Meira e Lerman (2014) que interpretaram os construtos “marcas cegas” e “vocabulário final” propostos por Rorty (1989). Acreditamos que essas interpretações se apresentam potencialmente uteis para nossa pesquisa. A pesquisa se encontra na fase de produção e analise de dados, que foram obtidos a partir de entrevistas individuais com todos os participantes do curso Residência Docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Residência Docente | pt_BR |
dc.subject | Marcas cegas | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de matemática - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject.other | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Docentes - Identidade | pt_BR |
dc.title | Impactos da Residência Docente na identidade profissional de professores de matemática: uma visão pragmatista da constituição da identidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1FT4CrvARA11xrdgOIXj_DIz_Mn7tNCJl/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-2786-5779 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMPACTOS DA RESIDÊNCIA DOCENTE NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - UMA VISÃO PRAGMATISTA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE.pdf | 788.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.