Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pedro Teixeira Castilhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549445903596421pt_BR
dc.contributor.referee1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Licínia Maria Correapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújopt_BR
dc.creatorGrimberg Dailli Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516822407106906pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-17T18:06:01Z-
dc.date.available2021-09-17T18:06:01Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38077-
dc.description.resumoEste estudo elege como objeto de investigação a relação entre o cinema e as histórias de vida dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos. O intuito é compreender como a sétima arte mobiliza a participação e a circulação dos saberes e vivências através de suas narrativas suscitadas pelas discussões de filmes com temáticas ligadas ao universo juvenil. Partimos da hipótese de que o cinema é um mediador entre as experiências dos estudantes e a construção do conhecimento que realizam ao falarem de si e de suas demandas em seus múltiplos processos de condição social. Não obstante, é comum a escola disponibilizar espaços para que sejam partilhados esses relatos das suas experiências objetivas e subjetivas. Trinta e seis alunos de duas escolas de Belo Horizonte, que oferecem a modalidade de EJA, foram escolhidos como o público participante dessa pesquisa de caráter qualitativo. Adotamos, como metodologia, a Conversação, dispositivo da psicanálise que, aplicada à educação, nos permite analisar os discursos naturalizados e perceber os deslocamentos nas falas e nas práticas dos alunos. Foi possível confirmar, durante a intervenção feita nas instituições escolares, que o cinema provoca a vontade de relatar as experiências pessoais, além de promover a interação entre grupos geracionais diferentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectRelatos de experiênciaspt_BR
dc.subjectCulturas juvenispt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherJuventude - Culturapt_BR
dc.subject.otherExperiência de vida - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherNarrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherConversaçãopt_BR
dc.titleCinema e relatos de vida: a conversação como uma proposta metodológica na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cinema e relatos de vida.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons