Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38077
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pedro Teixeira Castilho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6549445903596421 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Libéria Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Licínia Maria Correa | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo | pt_BR |
dc.creator | Grimberg Dailli Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9516822407106906 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T18:06:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-17T18:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38077 | - |
dc.description.resumo | Este estudo elege como objeto de investigação a relação entre o cinema e as histórias de vida dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos. O intuito é compreender como a sétima arte mobiliza a participação e a circulação dos saberes e vivências através de suas narrativas suscitadas pelas discussões de filmes com temáticas ligadas ao universo juvenil. Partimos da hipótese de que o cinema é um mediador entre as experiências dos estudantes e a construção do conhecimento que realizam ao falarem de si e de suas demandas em seus múltiplos processos de condição social. Não obstante, é comum a escola disponibilizar espaços para que sejam partilhados esses relatos das suas experiências objetivas e subjetivas. Trinta e seis alunos de duas escolas de Belo Horizonte, que oferecem a modalidade de EJA, foram escolhidos como o público participante dessa pesquisa de caráter qualitativo. Adotamos, como metodologia, a Conversação, dispositivo da psicanálise que, aplicada à educação, nos permite analisar os discursos naturalizados e perceber os deslocamentos nas falas e nas práticas dos alunos. Foi possível confirmar, durante a intervenção feita nas instituições escolares, que o cinema provoca a vontade de relatar as experiências pessoais, além de promover a interação entre grupos geracionais diferentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Cinema e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Relatos de experiências | pt_BR |
dc.subject | Culturas juvenis | pt_BR |
dc.subject | Conversação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude - Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Experiência de vida - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject.other | Conversação | pt_BR |
dc.title | Cinema e relatos de vida: a conversação como uma proposta metodológica na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cinema e relatos de vida.pdf | 3.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License