Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38098
Tipo: Tese
Título: Constituir-se professora primária no interior do estado da Bahia – Caetité (1926-1956): relações de gênero, conhecimento - matemático e poder
Autor(es): Angelita de Souza Leite
Primeiro Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho
Primeiro membro da banca : Mônica Yumi Jinzenji
Segundo membro da banca: Maria Laura Magalhães Gomes
Terceiro membro da banca: Cleide Maria Maciel de Melo
Quarto membro da banca: Márcio Oliveira D Esquivel
Quinto membro da banca: Lia Machado Fiuza Fialho
Resumo: Neste trabalho, construímos uma história sobre constituir-se professora primária no interior do Estado da Bahia – Caetité (1926-1956). Procuramos compreender como se deu a formação das professoras primárias, considerando a relação entre o ensino e aprendizagem da matemática e as relações de gênero e poder no Curso Normal da Escola Normal de Caetité. Para isso, priorizamos a construção de fontes históricas através das entrevistas com ex-normalistas, teóricos que abordam os pressupostos da História Oral, memórias de pessoas idosas, lembranças, esquecimentos e trajetórias de professoras. Entrevistamos seis professoras com idades entre 80 e 94 anos. As conversas foram gravadas, transcritas e deram origem a seis textos de fundamental importância para nosso trabalho. Além das narrativas, analisamos documentos diversos, salvaguardados no Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), no Arquivo do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) e em Arquivos Particulares de egressas da Escola Normal de Caetité, como livros de atas, livros de pontos, fotografias, notícias sobre a Escola Normal publicadas no jornal A PENNA, textos publicados por professores e professoras na Revista de Educação da Escola Normal, relatórios, cadernos e cadernetas de ex-alunas, leis e decretos que regulamentavam o ensino, os cursos primários e normais. Criamos um contexto/cenário/cena a partir da análise das fontes, que nos permitiu concluir que a formação matemática do professor e da professora primária não aconteceu de forma isolada, mas no processo de interação com as práticas de professores e professoras que atuaram na Escola Normal de Caetité; em conjunto com experiências vividas que extrapolam o espaço da escola, pois o transitar pela cidade de Caetité também faz parte do processo de formação da mulher professora primária. O estudo favoreceu a compreensão de que as lembranças elaboradas pelas ex-normalistas, relacionadas às experiências vividas em família, à Matemática, bem como às relações de gênero e poder instituídas pelos preceitos sociais da época em que viveram, perpassam todas as áreas do conhecimento e não só a área de matemática, trazendo importantes contribuições para a construção do lugar ocupado por mulheres professoras primárias no cenário socioeconômico e sociocultural.
Assunto: Escola Normal de Caetité (BA) - História
Educação
Educação - História - Bahia - Sec. XIX
Professoras - Formação - História
Mulheres na educação - História - Bahia
Professores de matemática - Formação - História
Professores de ensino de primeiro grau - Formação - História
Matemática - Estudo e ensino - História - Relações de gênero
Caetité (BA) - Educação - História - Séc. XIX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38098
Data do documento: 31-Mai-2021
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