Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231108948366370pt_BR
dc.contributor.referee1Mônica Yumi Jinzenjipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Laura Magalhães Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Cleide Maria Maciel de Melopt_BR
dc.contributor.referee4Márcio Oliveira D Esquivelpt_BR
dc.contributor.referee5Lia Machado Fiuza Fialhopt_BR
dc.creatorAngelita de Souza Leitept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8721701215869520pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-20T16:20:16Z-
dc.date.available2021-09-20T16:20:16Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38098-
dc.description.resumoNeste trabalho, construímos uma história sobre constituir-se professora primária no interior do Estado da Bahia – Caetité (1926-1956). Procuramos compreender como se deu a formação das professoras primárias, considerando a relação entre o ensino e aprendizagem da matemática e as relações de gênero e poder no Curso Normal da Escola Normal de Caetité. Para isso, priorizamos a construção de fontes históricas através das entrevistas com ex-normalistas, teóricos que abordam os pressupostos da História Oral, memórias de pessoas idosas, lembranças, esquecimentos e trajetórias de professoras. Entrevistamos seis professoras com idades entre 80 e 94 anos. As conversas foram gravadas, transcritas e deram origem a seis textos de fundamental importância para nosso trabalho. Além das narrativas, analisamos documentos diversos, salvaguardados no Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), no Arquivo do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) e em Arquivos Particulares de egressas da Escola Normal de Caetité, como livros de atas, livros de pontos, fotografias, notícias sobre a Escola Normal publicadas no jornal A PENNA, textos publicados por professores e professoras na Revista de Educação da Escola Normal, relatórios, cadernos e cadernetas de ex-alunas, leis e decretos que regulamentavam o ensino, os cursos primários e normais. Criamos um contexto/cenário/cena a partir da análise das fontes, que nos permitiu concluir que a formação matemática do professor e da professora primária não aconteceu de forma isolada, mas no processo de interação com as práticas de professores e professoras que atuaram na Escola Normal de Caetité; em conjunto com experiências vividas que extrapolam o espaço da escola, pois o transitar pela cidade de Caetité também faz parte do processo de formação da mulher professora primária. O estudo favoreceu a compreensão de que as lembranças elaboradas pelas ex-normalistas, relacionadas às experiências vividas em família, à Matemática, bem como às relações de gênero e poder instituídas pelos preceitos sociais da época em que viveram, perpassam todas as áreas do conhecimento e não só a área de matemática, trazendo importantes contribuições para a construção do lugar ocupado por mulheres professoras primárias no cenário socioeconômico e sociocultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola normal de Caetitépt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFormação matemáticapt_BR
dc.subjectprofessora primáriapt_BR
dc.subjectRelações de gênero e poderpt_BR
dc.subject.otherEscola Normal de Caetité (BA) - Históriapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - História - Bahia - Sec. XIXpt_BR
dc.subject.otherProfessoras - Formação - Históriapt_BR
dc.subject.otherMulheres na educação - História - Bahiapt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemática - Formação - Históriapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino de primeiro grau - Formação - Históriapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensino - História - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherCaetité (BA) - Educação - História - Séc. XIXpt_BR
dc.titleConstituir-se professora primária no interior do estado da Bahia – Caetité (1926-1956): relações de gênero, conhecimento - matemático e poderpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.