Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38101
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inclusão cultural: narrativas estéticas na docência
Autor(es): Rosvita Kolb Bernardes
Resumo: O texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa.
Assunto: Professores de arte
Professores - Formação
Educação de crianças
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.24981/16470508.12.6
URI: http://hdl.handle.net/1843/38101
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/12/10.24981.16470508.12.6.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão cultural narrativas estéticas na docência.pdf592.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.