Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38101
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inclusão cultural: narrativas estéticas na docência |
Autor(es): | Rosvita Kolb Bernardes |
Resumo: | O texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa. |
Assunto: | Professores de arte Professores - Formação Educação de crianças Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.24981/16470508.12.6 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38101 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/12/10.24981.16470508.12.6.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusão cultural narrativas estéticas na docência.pdf | 592.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.