Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosvita Kolb Bernardes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-20T18:26:57Z | - |
dc.date.available | 2021-09-20T18:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 12 | pt_BR |
dc.citation.spage | 41 | pt_BR |
dc.citation.epage | 47 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.24981/16470508.12.6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 16470508 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38101 | - |
dc.description.resumo | O texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão cultural | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Narrativas estéticas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Inclusão cultural: narrativas estéticas na docência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/12/10.24981.16470508.12.6.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9090-4633 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Inclusão cultural narrativas estéticas na docência.pdf | 592.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.