Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-20T18:26:57Z-
dc.date.available2021-09-20T18:26:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.spage41pt_BR
dc.citation.epage47pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.24981/16470508.12.6pt_BR
dc.identifier.issn16470508pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38101-
dc.description.resumoO texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInvisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão culturalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectNarrativas estéticas autobiográficaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de artept_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleInclusão cultural: narrativas estéticas na docênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/12/10.24981.16470508.12.6.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9090-4633pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inclusão cultural narrativas estéticas na docência.pdf592.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.