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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A não discursividade da arte contemporânea
Título(s) alternativo(s): The non-discursivity of contemporary art
Autor(es): Rachel Cecília de Oliveira Costa
Resumen: O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.
Abstract: The article analyzes Flusser’s argument of technical media organizing the way of thinking in each society, giving focus to the last mediatransition: from text to technical image. The goal is to show how he understands this change and what are its consequences, using as backgroundhis ontology, which presupposes art as origin of the world, or rather worlds, in its various versions. To illustrate his theory, I analyze four artworks from Mira Schendel.
Asunto: Flusser, Vilém, 1920-1991
Schendel, Mira, 1919-1988
Arte e filosofia
Arte moderna - Séc. XX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427
URI: http://hdl.handle.net/1843/38107
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5427
metadata.dc.relation.ispartof: Revista ECO-Pós
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