Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rachel Cecília de Oliveira Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-20T23:06:32Z | - |
dc.date.available | 2021-09-20T23:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 254 | pt_BR |
dc.citation.epage | 265 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21758889 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38107 | - |
dc.description.abstract | The article analyzes Flusser’s argument of technical media organizing the way of thinking in each society, giving focus to the last mediatransition: from text to technical image. The goal is to show how he understands this change and what are its consequences, using as backgroundhis ontology, which presupposes art as origin of the world, or rather worlds, in its various versions. To illustrate his theory, I analyze four artworks from Mira Schendel. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista ECO-Pós | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Poiesis | pt_BR |
dc.subject | Mira Schendel | pt_BR |
dc.subject.other | Flusser, Vilém, 1920-1991 | pt_BR |
dc.subject.other | Schendel, Mira, 1919-1988 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Arte moderna - Séc. XX | pt_BR |
dc.title | A não discursividade da arte contemporânea | pt_BR |
dc.title.alternative | The non-discursivity of contemporary art | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5427 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6497-6465 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A não discursividade da arte contemporânea.pdf | 312.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.