Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38140
Type: Monografia (especialização)
Title: Letramento literário na educação infantil: proposta de sequência didática com o poema se achante de Manoel de Barros pelo aplicativo crianceiras contemplando crianças de cinco anos
Authors: Giselle Eugênio Lacerda
First Advisor: Aline Magalhães Pinto
First Referee: Ramon Rodrigues Ramalho
Second Referee: Ligia Gonçalves Diniz
Abstract: Este trabalho aborda a importância do letramento literário e, especialmente a poesia, na Educação Infantil. Desse modo, o objetivo enfatiza ponderar sobre a importância da literatura infantil; detectar as contribuições necessárias da literatura na educação infantil para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança; argumentar a respeito do emprego da poesia por meio dos celulares, tablets e computadores, como um instrumento facilitador para desenvolvimento da curiosidade, imaginação, criatividade e interesse das crianças. O presente estudo foi fundamentado a partir de aportes teóricos de tais como: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), dentre outros. A partir da realização da pesquisa, é importante salientar que o trabalho com a literatura infantil, ou seja, a poesia de Manoel de Barros pelo aplicativo Crianceiras é relevante, pois desenvolve a imaginação e fantasia das crianças, propiciando a elas atividades agradáveis.
Abstract: This work addresses the importance of literary literacy, and especially poetry, in Early Childhood Education. Thus, the objective emphasizes pondering the importance of children's literature; detect the necessary contributions of literature in early childhood education for the child's emotional, social and cognitive development; argue about the use of poetry through cell phones, tablets and computers, as a facilitating instrument for the development of children's curiosity, imagination, creativity and interest. This study was based on theoretical contributions such as: Silva (2009), Cosson (2014), Conte (2020), Soares (2021), among others. From the research, it is important to emphasize that the work with children's literature, that is, the poetry of Manoel de Barros through the Children app, is relevant, as it develops children's imagination and fantasy, providing them with pleasant activities.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Leitura – Estudo e ensino
Aplicativos móveis
Literatura infantojuvenil brasileira
Educação infantil
Literatura – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38140
Issue Date: 19-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letramento Literário na Educação Infantil.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.