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dc.contributor.advisor1Daisy Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473364474459994pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Inajara de Salles Viana Nevespt_BR
dc.creatorGleice Aparecida Santos Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264195138275611pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T12:09:08Z-
dc.date.available2021-09-24T12:09:08Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38153-
dc.description.resumoA pesquisa proposta é um estudo introdutório da readaptação funcional de professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que tem como suporte os eixos analíticos e operacionais, sendo que os primeiros retratam o cerne das preocupações com a apreensão do objeto de estudo e os operacionais buscam estabelecer referenciais para a execução do trabalho. Nesse sentido, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, com cinco professores em readaptação funcional definitiva. Tais entrevistas foram analisadas à luz da abordagem Ergológica. Este estudo tem como objetivos compreender o processo de readaptação funcional dos docentes do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em uma escola pública de ensino fundamental; investigar o referencial teórico relativo a readaptação e apresentar o perfil dos docentes que se encontram nesta situação. Objetiva, ainda, analisar a readaptação funcional em um possível diálogo com a Ergologia e, por fim, propor um plano de ações para minimizar seu impacto junto à citada rede de educação do município. Podemos ressaltar os seguintes resultados: o fato do profissional se tornar referência da doença no estabelecimento escolar, tão logo seja readaptado, além de outros dois impactos que sofre o docente quando tal readaptação ocorre, isto é, no momento em que recebe o laudo provisório e quando já está com a posse definitiva deste documento. Constatou-se, ainda, que existem “várias readaptações” dentro da mesma readaptação e, por fim, descobriu-se que os docentes conseguiram renormatizar, pois encontraram novas formas para continuar vivendo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectReadaptação funcionalpt_BR
dc.subjectErgologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Saúde e trabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Doençaspt_BR
dc.subject.otherProfessores - Ergonomiapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Readaptaçãopt_BR
dc.titleReadaptação funcional de professores da rede municipal de educação de Belo Horizonte: um estudo introdutóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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