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http://hdl.handle.net/1843/38153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Daisy Moreira Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4473364474459994 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Inajara de Salles Viana Neves | pt_BR |
dc.creator | Gleice Aparecida Santos Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1264195138275611 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T12:09:08Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T12:09:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38153 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa proposta é um estudo introdutório da readaptação funcional de professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que tem como suporte os eixos analíticos e operacionais, sendo que os primeiros retratam o cerne das preocupações com a apreensão do objeto de estudo e os operacionais buscam estabelecer referenciais para a execução do trabalho. Nesse sentido, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, com cinco professores em readaptação funcional definitiva. Tais entrevistas foram analisadas à luz da abordagem Ergológica. Este estudo tem como objetivos compreender o processo de readaptação funcional dos docentes do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em uma escola pública de ensino fundamental; investigar o referencial teórico relativo a readaptação e apresentar o perfil dos docentes que se encontram nesta situação. Objetiva, ainda, analisar a readaptação funcional em um possível diálogo com a Ergologia e, por fim, propor um plano de ações para minimizar seu impacto junto à citada rede de educação do município. Podemos ressaltar os seguintes resultados: o fato do profissional se tornar referência da doença no estabelecimento escolar, tão logo seja readaptado, além de outros dois impactos que sofre o docente quando tal readaptação ocorre, isto é, no momento em que recebe o laudo provisório e quando já está com a posse definitiva deste documento. Constatou-se, ainda, que existem “várias readaptações” dentro da mesma readaptação e, por fim, descobriu-se que os docentes conseguiram renormatizar, pois encontraram novas formas para continuar vivendo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
dc.subject | Readaptação funcional | pt_BR |
dc.subject | Ergologia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Saúde e trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Doenças | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Readaptação | pt_BR |
dc.title | Readaptação funcional de professores da rede municipal de educação de Belo Horizonte: um estudo introdutório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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