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dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0516263904806475pt_BR
dc.contributor.referee1Lussandra Maria Martins Gianasipt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Campos da Silvapt_BR
dc.creatorCláudio Borges dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584133571220708pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T12:09:58Z-
dc.date.available2021-09-24T12:09:58Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38154-
dc.description.abstractEcology has an important role in teaching Biology and Environmental Education in schools. In high school, ecology is usually approached under the focus of conservationism, limiting its potential for scientific teaching to understand the environment in an integrated way. It is important that students understand how the environment works and how changes in the environment can impact the lives of all living beings. Considering Biology as an experimental science and the difficulties encountered in public schools with the lack of resources and teaching materials that can improve the development of classes by attracting the interest of students, this work used a compost as a teaching resource to address the issue of how an ecosystem works. Issues such as the generation of waste by human activities and its fate were discussed as a proposal of a problem situation to be solved in the context of the investigative approach. The students built two compost pans, took measurements of temperature, humidity and pH, prepared tables and graphs using the data from the measurements, interpreted the graphs and discussed the functioning of the compost pans. Through the practical activity the students interacted with the proposed key concepts that helped in the understanding of the approached theme. The results showed that the strategy used contributed to the development of skills that are part of scientific literacy, such as elaboration of hypotheses, construction of concepts, construction and interpretation of graphics and integration with other curricular subjects such as mathematics, chemistry and geography.pt_BR
dc.description.resumoA ecologia possui um papel importante no ensino da Biologia e da Educação Ambiental nas escolas. No ensino médio a ecologia é geralmente abordada sob o foco do conservacionismo, limitando o seu potencial de ensino científico para compreensão do meio ambiente de uma forma integrada. É importante que os alunos compreendam como funciona o meio ambiente e como as alterações no ambiente podem trazer impactos na vida de todos os seres vivos. Considerando a Biologia como ciência experimental e as dificuldades encontradas em escolas do ensino público com a falta de recursos e materiais didáticos que possam melhorar o desenvolvimento das aulas atraindo o interesse dos alunos, este trabalho utilizou uma composteira como recurso didático para abordagem do tema funcionamento de um ecossistema. Foram discutidos assuntos como a geração de resíduos pelas atividades humanas e seu destino, como proposta de uma situação-problema a ser resolvida no contexto da abordagem investigativa. Os alunos construíram duas composteiras, fizeram medições de temperatura, umidade e pH, elaboraram tabelas e gráficos utilizando os dados das medições, interpretaram os gráficos e discutiram sobre o funcionamento da composteira. Por meio da atividade prática os alunos interagiram com os conceitos-chave propostos que auxiliaram na compreensão do tema abordado. Os resultados mostraram que a estratégia utilizada contribuiu para o desenvolvimento de habilidades que fazem parte da alfabetização científica, como elaboração de hipóteses, construção de conceitos, construção e interpretação de gráficos e a integração com outras disciplinas curriculares como matemática, química e geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConceitos da ecologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDecomposiçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.titleA utilização da composteira em uma abordagem investigativa no ensino de ecologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8980-1477pt_BR
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