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http://hdl.handle.net/1843/38167
Tipo: | Tese |
Título: | Formação de adultos em Portugal: entrelaçando experiências de vida e trabalho |
Autor(es): | Mariana Cavaca Alves do Valle |
Primeiro Orientador: | Daisy Moreira Cunha |
Primeiro membro da banca : | Carmen Cavaco |
Segundo membro da banca: | Maria Clara Bueno Fischer |
Terceiro membro da banca: | Leôncio José Gomes Soares |
Quarto membro da banca: | Fernando Selmar Rocha Fidalgo |
Resumo: | A pesquisa que resultou nesta tese teve como principal objetivo compreender o percurso formativo de adultos que recorrem ao processo de reconhecimento, validação e certificação de seus saberes no contexto português. Quais aprendizagens ocorrem e como foram adquiridos os saberes nos contextos familiar, social e profissional? Quais estratégias foram desenvolvidas pelos sujeitos em situações que exigissem conhecimentos geralmente promovidos pela escola? Essas são algumas das questões que instigam a realização desta investigação. Os instrumentos de concretização desta pesquisa contemplaram como fonte de recolha de dados, no primeiro momento, os portfólios produzidos no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa e, no segundo momento, entrevistas com alguns dos autores dos portfólios analisados, selecionados a partir de critérios detalhados durante a leitura e análise dos documentos. Tomamos a abordagem biográfica e ergológica como pressupostos teórico-metodológicos, a fim de acessar, sob diferentes perspectivas, os diferentes saberes nos diversos contextos. Para a coleta de dados contemplou-se a abordagem biográfica em uma das entrevistas e a abordagem de instrução ao sósia na segunda entrevista, na tentativa de construção de dispositivos que favorecessem o acesso aos vários elementos que permitissem analisar tais processos formativos e seus saberes. A aproximação em relação à atividade humana dos sujeitos investigados, considerando suas trajetórias de vida, nos possibilitou apreender acerca das dramáticas dos usos de si por eles vividos, assim como os processos formativos, valores e saberes que permeiam essas dramáticas e orientam os movimentos de renormalizações que realizam em suas atividades. Tanto os relatos biográficos quanto as entrevistas que contemplavam as tarefas profissionais apresentaram-se como um material rico em termos de informação. As aprendizagens realizadas em cada um dos contextos resultaram na aquisição de saberes de diferentes naturezas, os quais contribuíram para a constituição de cada um em sua forma de ser e estar no mundo. Foi através da aquisição desses saberes, que se entrecruzam e complementam-se, que os indivíduos aprenderam e se formaram ao longo da vida, tornando o percurso formativo coerente e, ao mesmo tempo, complexo. |
Assunto: | Educação Educação de adultos - Portugal Aprendizagem de adultos Experiência de vida - Aspectos educacionais Ergonomia Trabalho Portugal - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38167 |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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