Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daisy Moreira Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4473364474459994 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carmen Cavaco | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Clara Bueno Fischer | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leôncio José Gomes Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Fernando Selmar Rocha Fidalgo | pt_BR |
dc.creator | Mariana Cavaca Alves do Valle | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3351490739924494 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T14:09:07Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T14:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38167 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa que resultou nesta tese teve como principal objetivo compreender o percurso formativo de adultos que recorrem ao processo de reconhecimento, validação e certificação de seus saberes no contexto português. Quais aprendizagens ocorrem e como foram adquiridos os saberes nos contextos familiar, social e profissional? Quais estratégias foram desenvolvidas pelos sujeitos em situações que exigissem conhecimentos geralmente promovidos pela escola? Essas são algumas das questões que instigam a realização desta investigação. Os instrumentos de concretização desta pesquisa contemplaram como fonte de recolha de dados, no primeiro momento, os portfólios produzidos no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa e, no segundo momento, entrevistas com alguns dos autores dos portfólios analisados, selecionados a partir de critérios detalhados durante a leitura e análise dos documentos. Tomamos a abordagem biográfica e ergológica como pressupostos teórico-metodológicos, a fim de acessar, sob diferentes perspectivas, os diferentes saberes nos diversos contextos. Para a coleta de dados contemplou-se a abordagem biográfica em uma das entrevistas e a abordagem de instrução ao sósia na segunda entrevista, na tentativa de construção de dispositivos que favorecessem o acesso aos vários elementos que permitissem analisar tais processos formativos e seus saberes. A aproximação em relação à atividade humana dos sujeitos investigados, considerando suas trajetórias de vida, nos possibilitou apreender acerca das dramáticas dos usos de si por eles vividos, assim como os processos formativos, valores e saberes que permeiam essas dramáticas e orientam os movimentos de renormalizações que realizam em suas atividades. Tanto os relatos biográficos quanto as entrevistas que contemplavam as tarefas profissionais apresentaram-se como um material rico em termos de informação. As aprendizagens realizadas em cada um dos contextos resultaram na aquisição de saberes de diferentes naturezas, os quais contribuíram para a constituição de cada um em sua forma de ser e estar no mundo. Foi através da aquisição desses saberes, que se entrecruzam e complementam-se, que os indivíduos aprenderam e se formaram ao longo da vida, tornando o percurso formativo coerente e, ao mesmo tempo, complexo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | formação de adultos | pt_BR |
dc.subject | atividade humana | pt_BR |
dc.subject | ergologia | pt_BR |
dc.subject | saberes | pt_BR |
dc.subject | experiência | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos - Portugal | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Experiência de vida - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Portugal - Educação | pt_BR |
dc.title | Formação de adultos em Portugal: entrelaçando experiências de vida e trabalho | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Mariana_Cavaca.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License