Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daisy Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473364474459994pt_BR
dc.contributor.referee1Carmen Cavacopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Clara Bueno Fischerpt_BR
dc.contributor.referee3Leôncio José Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Selmar Rocha Fidalgopt_BR
dc.creatorMariana Cavaca Alves do Vallept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3351490739924494pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T14:09:07Z-
dc.date.available2021-09-27T14:09:07Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38167-
dc.description.resumoA pesquisa que resultou nesta tese teve como principal objetivo compreender o percurso formativo de adultos que recorrem ao processo de reconhecimento, validação e certificação de seus saberes no contexto português. Quais aprendizagens ocorrem e como foram adquiridos os saberes nos contextos familiar, social e profissional? Quais estratégias foram desenvolvidas pelos sujeitos em situações que exigissem conhecimentos geralmente promovidos pela escola? Essas são algumas das questões que instigam a realização desta investigação. Os instrumentos de concretização desta pesquisa contemplaram como fonte de recolha de dados, no primeiro momento, os portfólios produzidos no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa e, no segundo momento, entrevistas com alguns dos autores dos portfólios analisados, selecionados a partir de critérios detalhados durante a leitura e análise dos documentos. Tomamos a abordagem biográfica e ergológica como pressupostos teórico-metodológicos, a fim de acessar, sob diferentes perspectivas, os diferentes saberes nos diversos contextos. Para a coleta de dados contemplou-se a abordagem biográfica em uma das entrevistas e a abordagem de instrução ao sósia na segunda entrevista, na tentativa de construção de dispositivos que favorecessem o acesso aos vários elementos que permitissem analisar tais processos formativos e seus saberes. A aproximação em relação à atividade humana dos sujeitos investigados, considerando suas trajetórias de vida, nos possibilitou apreender acerca das dramáticas dos usos de si por eles vividos, assim como os processos formativos, valores e saberes que permeiam essas dramáticas e orientam os movimentos de renormalizações que realizam em suas atividades. Tanto os relatos biográficos quanto as entrevistas que contemplavam as tarefas profissionais apresentaram-se como um material rico em termos de informação. As aprendizagens realizadas em cada um dos contextos resultaram na aquisição de saberes de diferentes naturezas, os quais contribuíram para a constituição de cada um em sua forma de ser e estar no mundo. Foi através da aquisição desses saberes, que se entrecruzam e complementam-se, que os indivíduos aprenderam e se formaram ao longo da vida, tornando o percurso formativo coerente e, ao mesmo tempo, complexo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectformação de adultospt_BR
dc.subjectatividade humanapt_BR
dc.subjectergologiapt_BR
dc.subjectsaberespt_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultos - Portugalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem de adultospt_BR
dc.subject.otherExperiência de vida - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherPortugal - Educaçãopt_BR
dc.titleFormação de adultos em Portugal: entrelaçando experiências de vida e trabalhopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Mariana_Cavaca.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons