Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38187
Tipo: Dissertação
Título: As atividades de aventura e os profissionais que atuam nesse campo, sob a ótica dos professores das instituições de ensino superior e dos gestores das empresas do setor em Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Adventure activities and professionals that work in this field, from the perspective of the teachers of higher education institutions and the managers of sector companies in Belo Horizonte
Autor(es): Marlon Teodoro Silva
primer Tutor: Ana Cláudia Porfírio Couto
primer miembro del tribunal : Silvio Ricardo da Silva
Segundo miembro del tribunal: Daniel Barbosa Coelho
Resumen: O presente estudo surge com a pretensão de entender o que professores de instituições de ensino superior e gestores dizem sobre aproximações e distanciamentos entre os processos de formação e a atuação profissional, no âmbito das Atividades de Aventura em Belo Horizonte. Para isso, caminhamos no sentido de investigar percepções e entendimentos acerca do que seria um perfil profissional valorizado pelos gestores, bem como o que tem sido feito pelos professores de instituições de ensino superior no intuito de influenciar na inserção do profissional de Educação Física nesse mercado. O direcionamento metodológico do estudo se deu por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica, o diário de pesquisa, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo foram as ferramentas utilizadas para responder às questões deste estudo. Concluímos que, em se tratando dos professores das instituições de ensino superior, as vivências pregressas com Atividades de Aventura e o entendimento de que essas atividades são possibilidades de atuação são fatores determinantes para influenciar a inserção do profissional de Educação Física nesse mercado. Além disso, utilizar as Atividades de Aventura como subterfúgio para trazer à tona discussões em prol do meio ambiente foi uma realidade observada em todas as falas dos professores e, por esse motivo, os objetivos do desenvolvimento sustentável ganharam destaque neste estudo. Em se tratando da opinião dos gestores que atuam no mercado das Atividades de Aventura, o perfil profissional valorizado se resume em competências que atendam, em certa medida, demandas de mercado de trabalho, como domínio técnico da área, proatividade e atendimento ao público.
Abstract: The present study arises with the intention of understanding what teachers from higher education institutions and managers say about approaches and distances between training processes and professional performance within the scope of Adventure Activities in Belo Horizonte. For this, we move towards investigating perceptions and understandings about what would be a professional profile valued by managers as well as what has been done by teachers in order to influence the insertion of Physical Education professionals in this market. The work was directed through the qualitative approach. Bibliographic research, research diary, semi-structured interview and content analysis were the tools used to answer the questions in this study. We conclude that, in the case of teachers from higher education institutions, previous experiences with adventure activities and the understanding that these activities are possibilities of performance are, above all, determining factors to influence the insertion of Physical Education professionals in this market. Using Adventure Activities as a subterfuge to bring up discussions on behalf of the environment was a reality observed in all the speeches of teachers and, for this reason, the objectives of sustainable development were highlighted in this study. When it comes to the opinion of managers who work in the adventure activities market, the valued professional profile is summarized in skills that meet, to a certain extent, demands of the labor market, such as: technical mastery of the area, proactivity and public service.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38187
Fecha del documento: 17-jul-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO MARLON FINAL.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.