Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cláudia Porfírio Coutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779179H7pt_BR
dc.contributor.referee1Silvio Ricardo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Barbosa Coelhopt_BR
dc.creatorMarlon Teodoro Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522715261720045pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T17:59:43Z-
dc.date.available2021-09-28T17:59:43Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38187-
dc.description.abstractThe present study arises with the intention of understanding what teachers from higher education institutions and managers say about approaches and distances between training processes and professional performance within the scope of Adventure Activities in Belo Horizonte. For this, we move towards investigating perceptions and understandings about what would be a professional profile valued by managers as well as what has been done by teachers in order to influence the insertion of Physical Education professionals in this market. The work was directed through the qualitative approach. Bibliographic research, research diary, semi-structured interview and content analysis were the tools used to answer the questions in this study. We conclude that, in the case of teachers from higher education institutions, previous experiences with adventure activities and the understanding that these activities are possibilities of performance are, above all, determining factors to influence the insertion of Physical Education professionals in this market. Using Adventure Activities as a subterfuge to bring up discussions on behalf of the environment was a reality observed in all the speeches of teachers and, for this reason, the objectives of sustainable development were highlighted in this study. When it comes to the opinion of managers who work in the adventure activities market, the valued professional profile is summarized in skills that meet, to a certain extent, demands of the labor market, such as: technical mastery of the area, proactivity and public service.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo surge com a pretensão de entender o que professores de instituições de ensino superior e gestores dizem sobre aproximações e distanciamentos entre os processos de formação e a atuação profissional, no âmbito das Atividades de Aventura em Belo Horizonte. Para isso, caminhamos no sentido de investigar percepções e entendimentos acerca do que seria um perfil profissional valorizado pelos gestores, bem como o que tem sido feito pelos professores de instituições de ensino superior no intuito de influenciar na inserção do profissional de Educação Física nesse mercado. O direcionamento metodológico do estudo se deu por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica, o diário de pesquisa, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo foram as ferramentas utilizadas para responder às questões deste estudo. Concluímos que, em se tratando dos professores das instituições de ensino superior, as vivências pregressas com Atividades de Aventura e o entendimento de que essas atividades são possibilidades de atuação são fatores determinantes para influenciar a inserção do profissional de Educação Física nesse mercado. Além disso, utilizar as Atividades de Aventura como subterfúgio para trazer à tona discussões em prol do meio ambiente foi uma realidade observada em todas as falas dos professores e, por esse motivo, os objetivos do desenvolvimento sustentável ganharam destaque neste estudo. Em se tratando da opinião dos gestores que atuam no mercado das Atividades de Aventura, o perfil profissional valorizado se resume em competências que atendam, em certa medida, demandas de mercado de trabalho, como domínio técnico da área, proatividade e atendimento ao público.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação Física - Ensino e pesquisapt_BR
dc.subjectFormação e atuaçãopt_BR
dc.subjectLazer e educaçãopt_BR
dc.titleAs atividades de aventura e os profissionais que atuam nesse campo, sob a ótica dos professores das instituições de ensino superior e dos gestores das empresas do setor em Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeAdventure activities and professionals that work in this field, from the perspective of the teachers of higher education institutions and the managers of sector companies in Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MARLON FINAL.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.