Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38195
Tipo: Tese
Título: (Re)imaginando passados emancipados: contranarrativas de liberdade em "Um defeito de cor" e "Beloved"
Título(s) alternativo(s): (Re)imagining emancipated pasts: freedom counter-narratives in "Um defeito de cor" and "Beloved"
Autor(es): Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo
Primeiro Orientador: Eduardo de Assis Duarte
Primeiro membro da banca : Glaucia Renate Gonçalves
Segundo membro da banca: Claudia Maria Ceneviva Nigro
Terceiro membro da banca: Luciana de Mesquita Silva
Quarto membro da banca: Adélcio de Sousa Cruz
Resumo: Objetivamos nesse trabalho, (re)pensar os romances Um defeito de cor (2014) de Ana Maria Gonçalves e Beloved (1987, 2004) de Toni Morrison, a partir da crítica literária feminista negra, com ênfase nas questões da memória, da história e dos conceitos de arquivo, contrarquivo, contranarrativa e narrativas metra. Interessa-nos analisar as representações das personagens mulheres negras nos romances e a importância da autodefinição das mesmas enquanto rejeitam e subvertem estereótipos negativos, excludentes e opressivos, demonstrando a necessidade de se compreender, analisar e interpretar as obras literárias por meio de diferentes pontos de vista, a partir do questionamento das noções de tradição, cânone e universalidade/universal. Nesse sentido, os romances analisados são tidos como romances-arquivo, resultantes de um diálogo entre memória, história, biografia, ficção e a crítica literária feminista negra. Pretendemos confrontar e interpretar os romances com as narrativas tradicionais de libertas e libertos e as narrativas contemporâneas de escravização e liberdade tentando estabelecer pontos convergentes e divergentes no que se refere à construção das personagens em uma perspectiva interseccional. Acreditamos que as contranarrativas dos romances, em diálogo com as narrativas de ex-escravizadas/ex-escravizados, libertas/libertos, alforriadas/alforriados oitocentistas e a literatura negra, criam, tensionam e reimaginam historiografias sobre escravização a partir de um olhar/ponto de vista contemporâneo instaurando contrarquivos de liberdade.
Abstract: The aim of this thesis is to (re)think the novels Um defeito de cor (2014), by Ana Maria Gonçalves and Beloved (1987, 2004), by Toni Morrison from a Black Feminist Literary Criticism approach, with an emphasis on the issues of memory, history and the concepts of archive, counterarchive, counter narrative and master narratives. We are interested in analyzing the representations of Black female characters in the novels and the status of their self-definition while rejecting and subverting negative, exclusionary and oppressive stereotypes, demonstrating the necessity of understanding, analyzing and interpreting literary works through different points of view, through the questioning of the notions of tradition, canon and universality/universal. In this sense, the analyzed novels are considered archival novels, resulting from a dialogue among memory, history, biography, fiction and Black Feminist Literary critique. We intend to confront and interpret the novels with the slave narratives of freed writers and the neo-slave narratives (contemporary narratives about enslavement and freedom) in order to establish convergent and divergent points regarding the construction of the characters from an intersectional perspective. We believe that the novels’ counter-narratives, in dialogue with the narratives of ex-enslaved and freed writers in the nineteenth century and Black Literature, create, tension and reimagine historiographies about slavery from a contemporary standpoint by establishing freedom counter-archives.
Assunto: Gonçalves, Ana Maria, 1970- – Defeito de cor – Crítica e interpretação
Morrison, Toni – Beloved – Crítica e interpretação
Ficção americana – História e crítica
Memória na literatura
História na literatura
Ficção histórica brasileira – História e crítica
Mulheres na literatura
Escritoras negras na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38195
Data do documento: 11-Dez-2020
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