Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo de Assis Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4231604049505722pt_BR
dc.contributor.referee1Glaucia Renate Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Maria Ceneviva Nigropt_BR
dc.contributor.referee3Luciana de Mesquita Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Adélcio de Sousa Cruzpt_BR
dc.creatorCátia Cristina Bocaiuva Maringolopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5430057032867226pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-29T19:32:57Z-
dc.date.available2021-09-29T19:32:57Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38195-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to (re)think the novels Um defeito de cor (2014), by Ana Maria Gonçalves and Beloved (1987, 2004), by Toni Morrison from a Black Feminist Literary Criticism approach, with an emphasis on the issues of memory, history and the concepts of archive, counterarchive, counter narrative and master narratives. We are interested in analyzing the representations of Black female characters in the novels and the status of their self-definition while rejecting and subverting negative, exclusionary and oppressive stereotypes, demonstrating the necessity of understanding, analyzing and interpreting literary works through different points of view, through the questioning of the notions of tradition, canon and universality/universal. In this sense, the analyzed novels are considered archival novels, resulting from a dialogue among memory, history, biography, fiction and Black Feminist Literary critique. We intend to confront and interpret the novels with the slave narratives of freed writers and the neo-slave narratives (contemporary narratives about enslavement and freedom) in order to establish convergent and divergent points regarding the construction of the characters from an intersectional perspective. We believe that the novels’ counter-narratives, in dialogue with the narratives of ex-enslaved and freed writers in the nineteenth century and Black Literature, create, tension and reimagine historiographies about slavery from a contemporary standpoint by establishing freedom counter-archives.pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos nesse trabalho, (re)pensar os romances Um defeito de cor (2014) de Ana Maria Gonçalves e Beloved (1987, 2004) de Toni Morrison, a partir da crítica literária feminista negra, com ênfase nas questões da memória, da história e dos conceitos de arquivo, contrarquivo, contranarrativa e narrativas metra. Interessa-nos analisar as representações das personagens mulheres negras nos romances e a importância da autodefinição das mesmas enquanto rejeitam e subvertem estereótipos negativos, excludentes e opressivos, demonstrando a necessidade de se compreender, analisar e interpretar as obras literárias por meio de diferentes pontos de vista, a partir do questionamento das noções de tradição, cânone e universalidade/universal. Nesse sentido, os romances analisados são tidos como romances-arquivo, resultantes de um diálogo entre memória, história, biografia, ficção e a crítica literária feminista negra. Pretendemos confrontar e interpretar os romances com as narrativas tradicionais de libertas e libertos e as narrativas contemporâneas de escravização e liberdade tentando estabelecer pontos convergentes e divergentes no que se refere à construção das personagens em uma perspectiva interseccional. Acreditamos que as contranarrativas dos romances, em diálogo com as narrativas de ex-escravizadas/ex-escravizados, libertas/libertos, alforriadas/alforriados oitocentistas e a literatura negra, criam, tensionam e reimaginam historiografias sobre escravização a partir de um olhar/ponto de vista contemporâneo instaurando contrarquivos de liberdade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEscritas de liberdadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectAna Maria Gonçalvespt_BR
dc.subjectToni Morrisonpt_BR
dc.subjectÉtica da representaçãopt_BR
dc.subject.otherGonçalves, Ana Maria, 1970- – Defeito de cor – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMorrison, Toni – Beloved – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção americana – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherHistória na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção histórica brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.otherEscritoras negras na literaturapt_BR
dc.title(Re)imaginando passados emancipados: contranarrativas de liberdade em "Um defeito de cor" e "Beloved"pt_BR
dc.title.alternative(Re)imagining emancipated pasts: freedom counter-narratives in "Um defeito de cor" and "Beloved"pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons