Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38266
Tipo: Dissertação
Título: A noção de sujeito para além das gramáticas e a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio: teoria x prática
Título(s) alternativo(s): The notion of the subject beyond grammars and the perspective of elementary and high school students: theory x practice
Autor(es): Marília Lacerda Mendonça da Silva
Primeiro Orientador: Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Primeiro membro da banca : Maria Beatriz Nascimento Decat
Segundo membro da banca: Norma Barbosa de Lima Fonseca
Resumo: Na perspectiva funcionalista dos estudos linguísticos, a pesquisa teve como escopo a investigação de diferentes noções atribuídas à categoria gramatical de sujeito por alunos dos ensinos fundamental e médio, em análises sintáticas, visto que se apresentam algumas divergências de ordem semântica, sintática e pragmática entre o que é observado na prática e o que é prescrito pelas gramáticas normativas. Nesse sentido, o trabalho visou a (a) investigar em que contextos de manifestação do sujeito os alunos apresentam mais dificuldade para sua identificação, (b) atestar se sujeitos tidos como prototípicos tendem a ser mais facilmente reconhecidos e (c) verificar que noção de sujeito é a mais utilizada pelos alunos para identificarem o termo em uma estrutura linguística. Foi possível detectar as noções de sujeito mais utilizadas por eles no processo de análise sintática e as principais dificuldades exibidas na identificação do termo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam maior dificuldade no reconhecimento do sujeito não prototípico ou com baixo grau de prototipicidade, além de sujeitos realizados por estruturas mais complexas.
Abstract: Under the functionalist perspective of linguistic studies, this research aims to investigate different notions attributed to the grammatical category of subject by elementary and high school students, in syntactic analyses, since there are some semantic, syntactic and pragmatic divergences between what is observed in practice and what is prescribed by normative grammars. In this sense, the work aims at (a) investigating in which contexts of manifestation of the subject students have more difficulty in identifying it, (b) attesting whether subjects regarded as prototypical tend to be more easily recognized and (c) verifying which notion of subject is the most used by students to identify the term in a linguistic structure. It was possible to detect the notions of subject most used by them in the syntactic analysis and the main difficulties displayed in identifying the term. The results revealed that students have greater difficulty in recognizing non-prototypical subjects or subjects with a low degree of prototypicality, in addition to subjects realized by more complex structures.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Gramática
Língua portuguesa – Sujeito e predicado
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38266
Data do documento: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação oficial Marília Lacerda.pdfA NOÇÃO DE SUJEITO PARA ALÉM DAS GRAMÁTICAS E A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO: teoria x prática2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons